14 abril, 2010

Dor no Cóccix- Coccidinia e Tratamento Osteopático

O Cóccix é o conjunto de vértebras (3 a 5) que termina a coluna vertebral e se articula com o osso do sacro através da articulação sacro-coccígea, unidos por um disco fibrocartilaginoso e pelos ligamentos sacro-coccígeos anterior, laterais, posterior e intercornais.

O nome Coccidinia significa dor na região do Cóccix, que pode ser de moderada a aguda e que pode ter muitas etiologias (causas) e por isso tratamentos diferentes. Regra geral os sintomas são desencadeados por se sentar em superfícies duras, por movimentos repetitivos (saltar, correr, no caso dos atletas), no movimento de levantar depois de estar sentado muito tempo, nas relações sexuais, sobretudo nas mulheres, e na defecação.

A causa mais frequente é o traumatismo directo sobre um eixo vertical do osso do cóccix ou tecidos adjacentes, (queda, acidente), cirurgia ou luxações por esforços repetitivos (atletas). A Coccidinia é complexa no seu diagnóstico e contexto biomecânico, sedo as mais frequentes causas de dor, a fractura sacro-coccígea, a subluxação do cóccix ou outras disfunções da cintura pélvica e sacro, o que levam à hiper ou hipomobilidade do cóccix.

A Coccidinia é 5 vezes mais frequente nas mulheres (justificado pela anatomia) do que nos homens.

A melhor forma de diagnóstico de subluxação do cóccix é o RX nas posições de pé e sentado.

A articulação sacro-coccígea de facto permite algum movimento (por isso tem ligamentos e um pequeno disco) e não é em fusão como descrito em alguns manuais.

O tratamento Osteopático varia e depende obviamente da causa da disfunção. Em termos gerais, o tratamento engloba técnicas específicas que permitam um relaxamento dos músculos e ligamentos adjacentes, um reequilíbrio do jogo articular da coluna lombar, bacia, coxo-femorais, sacro e cóccix, aconselhamento de exercícios domésticos.

É importante salientar que por vezes o tratamento tem de ser via interna, pelo recto, conforme a posição e restrição do cóccix, mobilizando o cóccix gentilmente numa orientação específica. Esta será uma abordagem que, não obstante os bons resultados, tem de ser consentida e devidamente explicada ao paciente.

221 comentários:

1 – 200 de 221   Mais recente›   Mais recente»
Rodrigo Zabini disse...

bom post, com informaçoes interessantes, principalmente relacionadas ao tratamento
espero poder ver mais sobre dores nas costas
abracos

Bruno Moreira Campos disse...

Obrigado Rodrigo.

Quando tiver um pouco mais de tempo, escreverei sobre lombalgia.

Abraço

Fatima disse...

gostei de suas informações, minha filha de 19 anos sente muitas dores no cóccix,agora posso falar dos sintomas com o médico dela, obrigada!

31 Junho, 2010

Rico disse...

Prezado Dr. Bruno Moreira.

Tenho passado praticamente os meus dias inteiros sentado, trabalhando ou estudando. Recentemente comecei a sentir um desagradável incômodo na região do cóccix que imagino que seja devido ao fato de estar por muito tempo sentado.
O que eu poderia fazer para me livrar dessa dor?

A administração de anti-inflamatórios pode colaborar na solução da coccidinia?

Atenciosamente

Ricardo Rocha

Bruno Moreira Campos disse...

Rico,

Poderá ser uma dor dos tecidos moles por estar muito tempo sentado, como poderão ser outras coisas. Presumo que seja novo e é frequente na casa dos 20 crescer um quisto dermóide (sinus pilonidal) entre o sacro e o cóccix. Tente apalpar e veja se nota algma coisa. Se sim consulte o seu médico. O quisto é completamente benigno mas convém ser tratado atempadamente pois dá muita dor numa fase inflamatória.

Abraço

Nuno disse...

Na quarta-feira passada, fui ao ginásio fazer uma aula de ciclismo (RPM ou cycling) de 1 hora.
Devo dizer que não estava habituado e foi bastante cansativo, no entanto não dei nenhuma queda nem bati com o cóccix.
No dia seguinte comecei a sentir uma dor nessa zona, especialmente ao me levantar após estar sentado há algum tempo.
Já passou mais de 1 semana, não tenho feito esforço fisico, e continua-me a doer apenas quando me levanto.
Como devo proceder?

Dra. Lívia Alonso disse...

Olá Bruno, Eu sou Fisioterapeuta Especialista em Uroginecologia, eu trato disfunções do assoalho pélvico dentre elas miccionais, fecais e sexuais. Tenho uma paciente que está com dores pélvicas e no cóccix, devido a uma queda há 10 anos, sem fratura no cóccix, porém agora está com dores nas relações sexuais, dor perianal e no cóccix e tem que fazer força ao evacuar. Eu fiz massagem miofascial em toda a região pélvica, perianal, com resultados positivos, e toque retal também, porém não vi resultado, você tem alguma sugestão para mobilizar esse cóccix?

Um Abraço,


Dra.Lívia Alonso

Bruno Moreira Campos disse...

Lívia,

Já tentou técnicas indirectas? Ligamentares? Já mobilizou o sacro, ilíacos, lombar?

Anónimo disse...

olá doutor,sofri uma queda e tenho muitas dores sentado e ao levantar,mas nao sinto dores ao evacuar,tenho usado uma pomada com diclofenaco,e tomei o tenoxican 20mg,mas não tive bons resultados,quero saber qual remedio vc recomendaria ja que esses tem me dado efeitos colaterais,e tbm queria saber se eu mesmo posso fazer essas massagens e tbm internamente se tem algo q eu possa fazer ja que na minha cidade não existe especialista nessa area e nem na região,obrigado

Anónimo disse...

oi,gostaria de tirar algumas duvidas,hoje um neuro me diagnosticou como coccinidina,tenho dores ao sentar,caminhar ou mesmo sem fazer nada,tenho dores o dia todo,já tomei muita medicaçao,fiz fisioterapia e desbloqueio de nervo com fisiatra,a mais ou menos um mes naotenho vida social,hj ganhei amitriptilina,celebra,lyrica e tylex,nao fiz nenhum exame especifico,unico exame que o traumato anterior me pediu foi uma tomografia da regiao lombar q diagnosticou duas discompatias.nada acaba com minha dor,será q para me diagnosticar com coccinidina,nao deveria ter pedido algum exame.

Anónimo disse...

Olá Dr queria saber como posso proceder a essas dores q sinto a 3 dias tenho so 16 anos e pelo fato de estar muito tempo sentado em casa e etc.. vim a sentir essa dor na regiao do cóccix e realmente desagradavel mas queria saber se nao há nehuma massagen de imediato para meu casoo agradeso desde ja Gabriel

Anónimo disse...

Olá Dr. eu tambem queria saber o que posso fazer para aliviar essa dor que sinto a quase 2 semanas.Nao concigo sentar nem levantar,e pelo fato de eu ter apenas 14 anos fiquei ate preucupada,mas li esses comentarios e vi que é comum essa dores.Eu vou no medico amanha,mas tambem gostaria de saber se teria um medico específico pra ir?
Obrigada :*

Anónimo disse...

Olá Dr. Bruno.

Estou á 3 meses com dores no cóccix, fiz um Raio X e não deu nada, o médico receitou antiflamatório, tomei o remédio e melhorei.
Agora as dores não são constantes, sinto somente com a contração do músculo.
O que pode ser?
Obrigada.

g disse...

sinto dor no coccix faz quase 6 meses, desde que tive meu 2 filho..achei que fosse da anestesia para cesária, comentei com meu médico quando fui tirar os pontos ele achou que fosse mal jeito, fui no ortopedista e não deu nada, mas agora está inchado e sinto dor até mesmo prá sentar em toda a nádega, principalmente no coccix, não dá nem prá encostar.. o que pode ser?

Joana disse...

Boa Tarde Doutor! Fui na Segunda-feira ao médico, devia a dores no coccix que já sinto à aproximadamente a um mês (um pouco menos talvez).
O meu trabalho, é feito particamente sentada e prefiro pensar que essas dores são devido a esse facto. Contudo, foi receitada com um anti inflamatório e está marcado um raio x, para confirmar se há ou não presença de uma outra coisa.
Como profissional de saúde, incuto nos outros a capacidade de não sofrer antecipadamente, apesar disso, tenho pensado bastante que poderei ter um quisto!
As dores que tenho são ao sentar, levantar (principalmente).
Posso confiar no resultado de apenas um raio x? Será que poderá ser apenas infecção?
Obrigado

Bruno Moreira Campos disse...

g: pode ser um processo inflamatório em alguns dos tecidos adjacentes (musculares, nervosos, ligamentares) que precisa pesquisar e discutir com o seu médico. Não lhe consigo dizer assim e cenários hipotéticos são muitos.

Joana: Um processo inflamatório deve ter, mas de qualquer forma, se a dor está associado ao movimento é provável que seja músculo-articular e ligamentar. Se o médico não está sensibilizado para este tipo de disfunções, jogou pelo seguro ( e bem) para ver o que se passa. O RX vai dar pouca informação relevante e serve essencialmente de despiste para 2 ou 3 coisas. Se não melhorar com o AINE tem de pesquisar melhor a causa.

Joana disse...

Pois! Já tomei durante quatro dias e não sinto melhoras, infelizmente pelo contrário.
Não querendo duvidar da palavra e dos conhecimentos da médica que me viu (de forma fria e em dois segundos), o que poderei fazer, caso a mesma refira que é apenas uma infecção (que foi o que me disse a partida)?
Está a pensar em ir a outro médico mais atento e sobretudo que explicite bem a situação.

Há outro exame mais promenorizado que possa fazer?
Muito Obrigada.

Bruno Moreira Campos disse...

Joana,

Qd diz infecção quer dizer inflamação certo?

Bruno Moreira Campos disse...

Joana,

se se sentir mais à vontade, mande-me um mail com info mais pormenorizada, para poder orientá-la.

Mariana disse...

Bom dia doutor. Tenho 16 anos estou sentindo uma dor muito forte no cóccix. A alguns dias atrás levei uma queda e caí de bunda no chão, mas não tinha sentido nada nessa região. Porém, fazem 4 dias que a dor começou ainda fraca, mas a cada dia ela aumenta e agora já não consigo deitar de barriga pra cima e nem com as costas na cadeira, pois força muito. Ela dói o tempo todo mas em algumas posições fica pior ainda. Não tem inchaço nem mancha nenhuma, apenas dor. O senhor pode me dizer o que devo fazer para aliviá-la?

Obrigada!

Bruno Moreira Campos disse...

Mariana: Anti-Inflamatório, gelo e tirar um RX.

Anónimo disse...

Ao pesquisar sobre esta materia e declarações de outras pesssoas, sobre dor na região do Coccix, informo que talvez devido ao meu trabalho ser exclusivamente somente, tambem com este problema. Em diversas consultas medicas efetuadas, inclusive com raio X, mais passagem pelo ortopedista, não me deram esclarecimentos suficiente para resolver este problema? ou inflamação.
Solicito aos doutores especialista, me darem um orientação correta, para resolver uma dor insuportação. Como efeitos colaterais como; dificuldade para evacuar, bem como afetando a atividade sexual.
Aguardo orientação medica, caso algum especialista esteja acompanhamento as declarações dos que procuram solução urgente e definitiva!.
grato
J.S.O. - S.P

Diana disse...

Há uns anos tive uma queda de cavalo e a minha coluna encolheu e esticou de novo porque fui projetada de cabeça. Neste momento sofro graves dores na zona lombar, sacro-coccigea e dormencia nas pernas. Ja fiz tomografia, mas pouco revelou, o q poderá ser? Obrigada

Marcia disse...

Olá. Comecei a me exercitar em uma bicicleta ergométrica cujo selim era um tanto quanto desconfortável. Desenvolvi uma dor intensa no coccix que já perdura por umas 4 semanas. Já troquei o selim por outro com gel e molas, bem mais confortável, entretanto as dores ainda persistem. Trabalho muito tempo sentada e a dor piora quando levanto da cadeira e inicio a caminhar. Também já fiz uso de AINE's, com pouca melhora. Estou há 1 semana sem pedalar e mesmo assim a dor tem persistido. O que devo fazer?
Obrigada,
Marcia-SC

Bruno Moreira Campos disse...

Diana,

é pouca info. O que é que o TAC revelou? Qd sente as dores e dormências? Qual o trajecto? O que alivia ou agrava?

Marcia,

Aconselho-a a procurar um Osteopata ou um Clínico para avaliar o seu caso. Onde vive?

Lane Montes disse...

Boa Tarde doutor. Passei em concurso público e me pediram o exame VHS. O resultado deu 90mm. Vi que esse exame serve pra ve se há alghuma inflamação ou doença crônica. Eu sinto uma dor mt forte no cóccix há anos. Fiz RX e não deu nada anormal. Na época o médico disse que era devido a esforços de bicicleta que fiz quando era adolescente e receitou antinflamatórios. Nesta semana que fiz o exame estava com dores fortíssimas, quase não conseguindo andar. Geralmete são crises que vem e vão depois de alguns dias. Agora estou preocupada com o resultado do exame VHS , pois ainda hj sinto dores. O que será isso?

Anónimo disse...

OLÁ DOUTOR, MEU NOME É MELISSA TENHO 27 ANOS E A EXATAMENTE 1 ANO TIVE MINHA FILHA. MEU TRABALHO DE PARTO FOI MUITO DIFICIL E MEU PERIODO EXPULSIVO DUROU 4 AHORAS, POR ISSO MINHA OBSTETRA TEVE QUE USAR O VACUO EXTRATOR PARA TIRA-LÁ. DEPOIS DO PARTO ELA DISSE QUE TINHA OUVIDO UM CLEC E QUE ACHAVA SER O MEU CÓCCIX. DESDE ENTÃO SOFRO DE UMA DOR TERRIVEL E CONSTANTE. 3 MESES APÓS O MEU PARTO FIZ UMA RADIOGRAFIA QUE NÃO CONSTAVA NENHUM FRATURA E NA SEQUENCIA UMA RESSONÃNCIA MÁGNÉTICA QUE APRESENTAVA APENAS UM PEQUENO EDEMA. TENHO ME TRATADO COM UMA MÉDICA ACUPUNTURISTA. ELA ALEGA QUE SINTO DORES AINDA POR AGORA SER UMA DOENÇA CRÔNICA, PASSEI POR VÁRIOS MÉDICOS E TRATAMENTOS QUE DE NADA ADIANTARAM, AINDA NÃO CONSIGO SENTAR, MESMO TENDO PASSADO UM ANO DO MEU PARTO. SERÁ QUE VC PODERIA ME AJUDAR? TEM ALGUM CONSELHO PARA ME DAR?
já não sei mais o que fazer! desde já muitissimo obrigada!!!
melissa

Bruno Moreira Campos disse...

Olá Melissa.
Tenho confiança que a posso ajudar sim.

Mas está em Portugal?

Thiago disse...

Oi doutor, meu nome é Thiago tenho 23 ano e trabalho como cummim, ultimamente tenho sentido dores na região do coccix quando estou em pe, sentado ou deitado,as vezes não consigo ficar sentado pois não consigo achar uma posição sem que sinta dor, é uma dor que da pra suportar mas as vezes é muito chata e parece que não vou conseguir andar, gostaria de me aprofundar no assunto.

Anónimo disse...

ola doutor, estou sentindo muitas dores na região do coccix, eu trablho sentado o dia inteiro e de vez enquanto sinto estas incomodas dores, queria que o senhor mim mandasse uma sugestão para que possa amenizar tais dores.

Bruno Moreira Campos disse...

Bom dia,

Sugiro uma almofada mole para a região do cóccix, levantar-se várias vezes por dia e o mais importante, se a dor persistir, que procure um clínico para avaliar a sua condição.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Ola Dr.
Tenho 15 anos e sinto dor no cóccix,ano passado fiz uma pequena viagem e no outro dia já comecei a senti dor,principalmente quando sentava,andava e defecava,mas eu já havia feito essa mesma viagem e não senti nada depois,agora a dor é bem mais fraca,mas as vezes sinto um incomodo,qndo eu ia dormi eu apertava com a mão o ossinho e sentia dor,mas não tinha nada estranho.
O que pode ser?tenho medo pois minha mãe teve inflamacao no nervo ciatico e meu vô tem hernia de disco.
Desde já obrigada.

Bruno disse...

Olá Dr., tenho 16 anos, e estou sentindo um dor desagradavel no coccix, mas somente quando faço abdominais e quando toco o local sinto uma pequena dor também, mas apesar de praticar atividades fisicas, fico um bom tempo sentado, sera q é isso?
Obrigado

Bruno Moreira Campos disse...

Pode ser um quisto dermóide (sinus pilonidal), muito comum. Não faça pressão nessa zona e vá palpando e observando. Se notar que aumenta, fica vermelho e con dor, deve ir ao médico. O tratamento é eficaz e não há risco, mas qto mais cedo melhor. Se continuar a sentir dor, mesmo sem pressionar a zona, vá ao médico.

Abraço

Anónimo disse...

olá Bruno, desde janeiro estou sentindo muitas dores na regiao lombar, em consulta medica o mesmo me disse que se tratava de inflamação no nervo ciático, me receitou 6 injeçoes de citoneurim 5000, proflan e coltrax em comprimidos e 10 sessoes de fisioterapia, nos primeiros dias a dor amenizou, até achei que havia sido curada, mas esta semana a dor voltou e mais forte parece que doi da lombar até o anus, nao consigo sentar e qdo vou evacuar sinto dores...o medico me receitou alginac mas nao estou sentindo nenhuma melhora, hj voltei a tomar o proflam pra ver se melhora, será que esses sintomas além do nervo ciatico sao tb de inflamacao no coccix....fiz diversos raio-x mas ele nao me informou o que foi diagnosticado, apenas que iria me consultar novamente assim que a fisioterapia acabasse, o que ainda nao ocorreu pois faco 2 a 3 x por semana.....devo procurar outro médico??? me ajuda....obrigada

Bruno Moreira Campos disse...

Acho que deve fazer um TAC e discutir os sintomas com o médico. Insistir que a fisio não está a resultar. Se não estiver satisfeito pode sempre mudar de médico, mas é sempre ingrato avaliar um caso assim, pela falta de informação e contacto real.

Larissa Cunha disse...

Ola Dr. Bruno, no inicio de Janeiro começei a sentir uma dor no cox que não me deixava se quer me movimentar. Fiquei três dias de cama. Então procurei um ortopedista, fiz ressonância, raio x, exames de sangue e o diagnóstico do médico foi de que seria uma celulite inflamada. Ele me passou remédio (cortocóide) para tomar durante 4 dias, mas nada da dor passar. Então procurei outro ortopedista que me examinou e disse que seria uma burcite e que eu teria que fazer uma infiltração no cox. Pois bem, fiz e mesmo assim a dor continua. Trabalho 12h sentada e com isso a dor se torna muito mais intensa. O ato de levantar e sentar se tornou muito dolorido desde então. O Sr. poderia me ajudar??
Desde já agradeço. Larissa Cunha

Jo disse...

Olá!
Tenho dores no cóccix há anos, tenho 20 neste momento. Isto começou com 14. Na altura o médico disse que quando me viesse o periodo passava, de facto tive o periodo aos 15 a atenuou, mas nunca passou completamento, neste ultimo mês tem sido horrivel, sentar-me, estar muito tempo na mesma posição, horrivel mesmo. Tem dias que é dor o dia todo, e outros que nada sinto :S
Já reparei que tenho o osso mais para fora que o normal.
Gostava de saber quais as soluções.
Já vi na tv a raspagem do osso. Mas nao sei se será apropriado.
Obrigada

Vinicius disse...

Olá Doutor. Parabens pelo blog. Muito bom.

Sou ciclista, tenho 31 anos. No último dia 06/02/11 cai da bicicleta e bati com a bunda no chao. Foi o ponto de impacto. 10 minutos depois ja estava sentindo muita dor no coccix. No mesmo dia fui no hospital. Fiz raio-x e nao quebrou. Tambem nao sinto dor quando se apertar o coccix.
No entanto, desde o dia da queda que nao paro de sentir dores no coccix. Principalmente qndo estou sentado por muito tempo. Venho colocando gelo pelo menos 2x no dia e passando antiflamatorio no local, alem de tomar via oral tambem. Nao sei mais o que fazer... preciso treinar.. o que eu faço?

JEITO DE ARTE disse...

BOA NOITE, ACHEI O BLOG EM UMA DE MINHAS BUSCAS NA INTERNET PROCURANDO ORIENTAÇÃO. TENHO 34 ANOS E ESTOU SENTINDO NOVAMENTE UMA DOR NA REGIÃO DO CÓCCIX, PORÉM AO APALPÁ-LO, PERCEBO UM OSSO REDONDO NA PONTA E PARECE INFLAMADO, POIS DOE MUITO AO SENTAR. JÁ SENTÍ ISSO NO ANO PASSADO, MAS ESSE ANO PARECE QUE A INFLAMAÇAO ESTA MAIS INTENSA, DESDE ENTÃO NÃO CONSIGO FICAR POR MUITO TEMPO NA CAMA DEITADA, MINHAS COSTAS QUEIMAM E SOMENTE DEPOIS QUE ME LEVANTO E COMEÇO A CAMINHAR É QUE A DOR NA PARTE LOMBAR VAI SE ALIVIANDO. NA VERDADE TIREI UMA RADIOGRAFIA DAS COSTAS DE FRENTE E DE LADO,ACHANDO QUE A DOR LOMBAR SERIA A CAUSA DA DOR NO CÓCCIX, MAS O LAUDO NÃO DEU NADA, E VOLTEI A ESTACA ZERO, NÃO SABENDO QUAL ESPECIALISTA PROCURAR.ORTOPEDISTA, FISIOTERAPEUTA OU NEUROLOGISTA, POR ACHAR QUE PODERIA SER A PARTE NERVOSA O PROBLEMA. AGORA, LENDO SEU BLOG, PERCEBÍ QUE EM ME TABALHO PERMANEÇO O MAIOR TEMPO SENTADA EM FRENTE AO COMPUTADOR. GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇAO PARA ESSE MEU PROBLEMINHA NO CÓCCIX, VISTO QUE NAO É A PRIMEIRA VEZ QUE SINTO ESSA DOR E GOSTARIA DE PROCURAR UMA SOLUCAO.
ATENCIOSAMENTE.

ELAINE

Bruno Moreira Campos disse...

Elaine,

A minha opinião é que consulte o seu médico de família, uma vez que pode examiná-la e encaminhar para uma especialidade ou pedir um exame de diagnóstico complementar.

Vinicius,

À distância não posso ajudá-lo. Procure um especialista. Um bom Osteopata ou Fisioterapeuta, ou peça uma ecografia ao seu médico de família.

Bruno Moreira Campos disse...

Jo,

Às vezes tenho muita dificuldade em aconselhar porque a info é pouca e não tenho um contacto directo com o paciente. Ou fala com o seu médico de família para ser examinada e se for necessário fazer exames complementares, ou numa primeira fase tente procurar um Osteopata ou Fisioterapeuta, ou Ortopedista, para ver o que se passa e qual a terapêutica.

Bruno Moreira Campos disse...

Larissa,
Não vi os seus exames e não consigo ajudá-la assim. Se for uma bursite, demora tempo. Aconselho o uso de uma almofada apropriada qd está sentada, de preferência com um buraco no meio. Se a ressonância não mostrou nada, então causas mais sérias estão eliminadas, por isso, fale com o seu médico e continue a terapêutica.

nelha disse...

tenho uma dor horrivel no cóccix, fiz uma tc e o resultado foi: desalinhamento ao nivel da junção sacro-coccigena e ao nivel da articulação entre a primeira e segunda peça do cóccix.
o que qr dizer isso????

Bruno Moreira Campos disse...

Significa que há um desvio dos corpos vertebrais/ articulação, num determinado sentido, como consequência de um trauma ou de nascença.

Anónimo disse...

Boa tarde,

Tenho um quisto pilonidal e decidi recorrer à intervenção cirúrgica. Qual será o médico mais indicado para tratar/operar esta situação, clínica geral, dermatologista ou endocrinologista?

Cumprimentos

Nelha disse...

Obrigado Dr. por me responder...
tenho essa dor + ou - uns quatro anos depois de uma mudança de casa para outra fiz uma faxina enorme e como ja sentia dores na coluna achei q passaria mas não consigo ficar sentada em lugar nenhum e quando me levanto quase choro de tanta dor. Será que vou precisar de cirurgia??? ahh na TC tbem deu espondilose lombar inferior. Mais uma vz mt obrigado pelo blog.
Abraços.

Bruno Moreira Campos disse...

Nenhum desses. É um cirurgião de pequenas cirurgias. É essa a especialidade que tem de recorrer.

Bruno Moreira Campos disse...

Não sei Nelha, tem de se aconsehar com o seu médico, pois não tenho acesso aos seus dados médicos

odili disse...

o dr.....ja tive mtas ddores no coccix...de chorar de dores,nunca cai enada,aos entar sinto mtas dores me incomoda mto tomei arcoxia e melhorou seria inflamação ou ernia???q faço...bataguassu ms..meu nome e odili..obrigada

Anónimo disse...

Doutor, parabéns pelo blog. Encontrei muitas coisas interessantes. Gostaria de perguntar sobre a dor no cocci que sinto ao trabalhar sentada 7horas ao dia. Já troquei a cadeira e levanto várias vezes ao dia, no entanto a dor está começando a incomodar. Tenho um bebê de 9 meses e amamento na posição sentada com as pernas cruzadas (posição de índio). Não sei se pode ter alguma relação com o parto. Poderia me esclarecer? Julia

the disse...

Dr Bruno Boa tarde!!!
me chamo THereza,sofro de fortes dores no coccix,a anos ja passando por ortopedista...fiz fisioterapia,por reumatologista tomei varios corticoides com alguma melhora,mas sempre com as dores faço uso da almofada de agua,mas me doe tudo,e qdo esta em crise sinto ate as pernas doloridas,a dor e tanto que sinto ela espalhada pelas pernas...cheguei ate consultar um endocrinologista pois tudo doia...e doe..me sinto mal humorada pois ela e persistente e muito raramente fico sem sentir quase nada...pois nada e impossivel,fiz muitos exames não sei mas pois cada medico que passo me da um diagnostico e vivo me entupindo de remedios sem uma melhora aceitavel....obrigado sei que talvez nem possa me ajudar mas tlavez de dar uma luz,para quem sabe encontrar um medico especialista e interessado em seu paciente...tenha um bom dia

Sebá disse...

Olá doutor.
trabalho em banco, e desde maio do ano passado passei a trabalhar mais horas e definitivamente sentado. Faço laboral e caminho as vezes. Em novembro tive muita dor na regiao abaixo da cintura,irradiando para a nadegas. Fiz fisioterapia com aqueles choquinhos e passou. No entanto desde de janeiro a dor voltou. Nao consigo dormir ou mesmo ficar sentado no sofa. a regiao abaixo da cintura irradia dor até o meio da bacia do lado direito. Em dezembro fiz Raio X e o medico nao encontrou nada. Me disse que tinho artrose na coluna e me indicou academia. No entanto, como a dor voltou e tenho consulta so para maio, estou sem saber o que faço. passei um email pro medico para sugerir uma ressonancia, seria o exame ideal? isso é a chamada dor lombar baixa ou no coccix? Nao passa a dor, na cama, seja com travesseiro no meio das pernas, seja de barriga pra cima. Quando tenho relacoes sexuais e principalmente qdo minha esposa fica sobre mim(sentada), sinto muita dor. O que pode me esclarecer ou diagnosticar? O que sugere? Estou fazendo Pilates e osteopatia, mas as vezes sinto que fazer abdominal( no pilates) e aquelas formas de estralar os ossos da coluna, na osteopatia, não seria indicados. Foi me passado isso em virtude da artrose, mas essa dor no coccix é muito maior que a dor eventual na coluna cervical.
obrigado dr.
se puder, agradeço em me enviar por email a resposta.
tiao.af@ig.com.br

Elsa de castro disse...

Bom dia!!!
Sinto dores terriveis no coccix, fiz tomografia, fiz ressonancia, rx e aparece que meu coccix esta com uma fratura envelhecida.
O neuro cirurgião disse que só cirurgia, o ortopedista diz que não, o medico da clinica da dor diz que após a cirurgia posso vir a sentir dor até dormindo.
Já estou com todos os exames para fazer a cirurgia o que o dr, me diz?
Por favor preciso de ajuda, estou com 60 anos a cirurgia ira resolver? o neuro diz que sim.
att
Elza

Bruno Moreira Campos disse...

Elsa,

É uma pergunta ingrata mas vou tentar responder o melhor que sei, tendo em conta a informação que me deu. Não lhe posso dizer que a cirurgia vai resolver o problema pq foge ao meu âmbito académico, mas à partida, se não houver comprometimento neurológico, o Ortopedista é o especialista indicado para a sua condição. Se tem dúvidas, consulte outro (s) especialista (s), como disse de Ortopedia e/ ou neurocirurgia (se for indicado, pois não conheço os seus sintomas/ sinais clínicos).

Umas rápidas melhoras

Bruno Moreira Campos disse...

Elsa,

Procure saber o que o Ortopedista diz sobre a Osteopatia no seu caso e qual a razão de ser vista por um Neurocirurgião.

Bela disse...

Dr. Bruno
Estou com dores no cóccix apenas quando me sento há uns 8 meses. Já fui á vários médicos. O raio X deu normal e já fui tb. a uma proctologista que descartou a possibilidade de um cisto. Já que não caí e nem sofri nenhum acidente, acredito que possa ser de tanto dirigir (duas horas e meia por dia) pois sou mt. magra. O que devo fazer? Exercícios físicos, fisio, hidro? Continuo com dores e só consigo me sentar bem numa bóia. Obrigada!

Tiago Santos disse...

Dr...uns tempos atras tive dores na zona do coccix,fui ao medico e disse que era um quisto cocci qualquer coisa.tomei antibioticos deitou pus e passou...passados 6 meses estou outra vez com dores...existe algumamaneira de isto aliviar sem ir ao medico...fazer alguma coisa em casa???

Bruno Moreira Campos disse...

Tiago, a única solução eficaz é fazer uma mini-cirurgia para lhe retirarem o quisto pilonidal. Se o médico não lhe disse isso acho estranho.

Tiago Santos disse...

Qual o tempo total de recupperaçao dessa mini-cirurgia??

Bruno Moreira Campos disse...

Depende de como a faça, mas ao fim de 3 semanas a 1 mês já está recuperado

Aninhas disse...

Boa tarde Dr.
tneho 14 anos e estou como todas estas pessoas, com uma dor no coccix. Doí-me imenso quando me levanto, após ter estado sentada, quando salto e quando me chego para tras quando estou sentada. Já tenho esta dor há mais de uma semana e não me ocorre porque ela apareceu. espero que me ajude, cumprimentos ana

fabiana disse...

boa tarde dr.
Meu nome é fabiana tenho 25 anos a mais ou menos tres meses tenho sentido dores no coccix eu trabalho de pé sou consultora de uma loja de cosméticos. eu carrego um pouco de peso, sento as vezes ... sinto muito dor quando estou sentada e vou levantar parece que até trava doi bastante ...fui no medico fiz um Rx e deu alteracoes e agora fiz tomografia e a conclusão do exame foi ANTERIORIZAÇÃO MAIOR DO QUE O HABITUAL, DA ULTIMA PEÇA DO SACRO-CÓCCIX. GOSTARIA DE SABER O SIGNIFICADO... VC PODE ME AJUDAR ?? AGADEÇO DESDE JÁ

Anónimo disse...

boa tarde dr.
Meu nome é fabiana tenho 25 anos a mais ou menos tres meses tenho sentido dores no coccix eu trabalho de pé sou consultora de uma loja de cosméticos. eu carrego um pouco de peso, sento as vezes ... sinto muito dor quando estou sentada e vou levantar parece que até trava doi bastante ...fui no medico fiz um Rx e deu alteracoes e agora fiz tomografia e a conclusão do exame foi ANTERIORIZAÇÃO MAIOR DO QUE O HABITUAL, DA ULTIMA PEÇA DO SACRO-CÓCCIX. GOSTARIA DE SABER O SIGNIFICADO... VC PODE ME AJUDAR ?? AGADEÇO DESDE JÁ

Bruno Moreira Campos disse...

Fabiana,

Significa que a articulação e vértebras sacro-coccígeas, estão mais para a frente. O melhor conselho que lhe posso dar é que procure ajuda e consulte um Osteopata.

Victória disse...

Olá!

Tenho 14 anos e desde o ano passado sinto dores fortes no cóccix, pensei que eu sentia essa dor por ficar muito tempo sentada no chão montando quebra-cabeça. Parei de montar em janeiro desse mês porém as dores continuam no cóccix muitas vezes me impossibilitando de levantar, sentar ou até mesmo mexe o braço direito. O que eu devo fazer?

Obrigada

Bruno Moreira Campos disse...

Aconselho ir a um médico Victória

Eliana disse...

Doutor, a 4 anos atrás eu fiz uma cirurgia para retirada da cabeça do fêmur depois de uma infecção muito grave naquele local. Não foi possível a colocação de prótese naquele momento pois o risco de uma nova infecção era muito grande. Hoje estou esperando na fila p esta cirurgia. O que aconteceu é que a um ano atrás, e particularmente no último mês eu não posso ficar sentada muito tempo que começo a ficar com dores muito intensas no cox. Para levantar é um sacrifício, minha pergunta é: será que houve algum desequilíbrio na minha bacia p desencadear esta dor? o que devo fazer? agradeço a atenção, Eliana Menezes

solange renata disse...

Dr. Eu tenho 16 anos, meu nome é Késsia e fui diagnosticada com coccidinia, nem remédio e antiinflamatório resolve mais já usei almofada e tudo mas a dor piorava, acho q a dor se tornou crônica! Quero saber se o senhor aconselha a cirurgia de remoção do coccix, a coccigectomia? Desde já obrigada.

Bruno Moreira Campos disse...

Késsia, eu sou especialista em neuro-músculo-esquelética numa Terapêutica manual, o meu conselho não pode ser se concordo com cirurgia ou não. Não sou um especialista. Nesse caso terá de falar com mais do que 1 Ortopedista. O que lhe posso dizer é que consulte alguém credenciado em Osteopatia no sentido de perceber se é possível ajudá-la.

Bruno Moreira Campos disse...

É possivel Eliana, mas o mais importante é que se despiste o mais sério e se faça um bom exame clínico para perceber o que se passa e o que está a causar dor. Há dores que podem ser irradiadas de outros locais. O mais importante e é o conselho de sempre. Consulte alguém qualificado porque desta forma, pouco posso dizer sobre os casos clínicos.

Aℓіииє disse...

ooi

tenho passado por isso ultimamente tem duido mto esse ossinho eu faço curso sentandaa e trabalho sentada tbm, parece q ta enchado por dentro e uma dor horrivel, naum sei + oq fazer tem algum coisas q sare isso, não qro fazer cirugia pra tira foi oq me falaram me ajuda

Anónimo disse...

olá dr meu nome é kássia quero saber se o colar cervical melhora no caso de artrite cervical (tenho dores no pescoço,na cabeça, tontura, formigamento e dormência nos braços e mãos). E a cirurgia da coluna cervical é perigosa? grata pela atenção dispensada. Boa tarde!

Anónimo disse...

Oi.
Há uns meses atraz passei por uma situação parecida,na fissura anal ,comecou a ficar dolorido e uns dias depois saiu uma secreção purulenta por um orificil com a largura de uma cabeça de alfinete e quando fico muito tempo sentada sinto desconforto no coccix.Isso pode ser grave?

Bruno Moreira Campos disse...

Provavelmente é um quisto pilonidal, não é nada grave, mas deve ir ao médico.

Aline Roque disse...

Olá Dr. Bruno!
Há aproximadamente 5 anos caí sentada durante a prática de patinação. Desde então, sinto muita dor no cóccix, que às vezes irradia para a perna. Tenho um filho de 2 anos e o fim da gravidez foi uma experiência terrível pra mim! No ano passado, fui submetida a uma tomografia por outra razão e esta apresentou uma possível sacro iliíte. Procurei um neuro especialista em coluna para avliar. Este me pediu uma ressonância magnética e, incrivelmente, a ressonância não mostrou alteração nenhuma. A questão é que continuo com a dor quando fico muito tempo sentada, quando pratico algum exercício físico (mesmo limpar a casa), etc. O que poderia ser? Sou muito sedentária, mas não tenho sobre-peso. Será que a falta de exercícios pode contribuir para a manutenção dessa dor? Tenho 27 anos.

Obrigada!

Anónimo disse...

Doutor,
Fiz um tratamento de bloqueio na coluna há 04 dias(a base de remédio),e sinto que estou com problemas de disfunção sexual.Isso é temporario ou alguma coisa saiu errada.Tenho diabetes II e tenho 49 anos.

Ramon Melo disse...

Ramon Melo disse:

Prezado Dr.Bruno,
Há mais ou menos 1 mês, após jogar uma partida de futebol( sem que nada de mais tivesse acontecido); Apenas nao me alonguei de maneira correta... Após a atividade, comecei a sentir fortes dores na região superior ao cócxi e esta também reflete no cócxi de modo que causa um desconforto enorme. Esta não cessou e ainda hoje dói.Na Semana Passada fui ao Ortopedista, que me fez o pedido de 4 raios X , o perfil, Obliquo e o da região da bacia. Entretanto, nenhuma anomalia foi detectada.
Obs: Para efeito de complementação, eu trabalho sentado por 8 horas diárias e me dói sempre que levanou ou quando fico por algum tempo em pé.

Gostaria de saber se pode ser uma complicação grave? e se existe alguma forma de abordagem que seja efetiva nesse caso para que acelere essa recuperação.

Muito Obrigado,

Anónimo disse...

Estou com uma dor terrivel no cóccix ao ficar sentado ou deitado.
há tempos já vinha sentindo, porém quando eu passava muito tempo sentado e agora doi direto basta sentar e já começa a doer. Gostaria de saber se pode ser alguma inflamação ou se relamente tenho que procurar um médico e qual tipo médico deveria procurar?

Tenho também uma dor chata a tempos no peito. QUalquer toque no peito doi e ficou pior depois de um beliscão que levei a alguns anos atras. Basta tocar um pouco mais pesado que doi bastante. O que pode ser?

Bruno Moreira Campos disse...

Ramon,

A resposta que me ocorre é que consulte um Osteopata para o avaliar, ver os exames e prescrever um tratamento.

Anónimo de 8 de Junho,

provavelmente tem uma inflamação com uma causa que não lhe consigo dizer. Como tem outras queixas, o meu conselho é que vá 1º ao médico de medicina geral/ família.

Anónimo disse...

OLA DOUTOR, MEU NOME É MARCIO. TENHO SENTIDO MUITAS DORE NO COCCIX. QUANDO ESTOU SENTADO E ME LEVANTO AI AS DORES VEM...O QUE PODE SER ISTO?

Anónimo disse...

Ola, tenho 13 anos e sinto dores no cóccix há 2 dias, tenho uma deficiencia no fêmur e agora isso. fico muito tempo sentado pois quando ando canso muito rapido! oque eu faço???

Bruno Moreira Campos disse...

Podes consultar alguém de Osteopatia? Ou Ortopedia/ Fisioterapia?

Francisco disse...

Olá Dr. Bruno Moreira! há 6 meses tenho uma inflamação na região do coccix, no lado esquerdo da fenda do gluteo. já passe no ortopedista, tomei injeção, anti-inflamatórios e nada. gostaria de receber uma orientação sobre qual profissional procurar. Obrigado.

Anónimo disse...

Oi, pode me dar uma ajudar?
trabalho o dia inteiro sentada e a estou sentindo uma forte dor na qual é próximo esse ossinho, não sei oque fazer é muito dolorido e quando me levanto doi mais é bem menos.Existe algum medicamento que possa me ajudar?Ou massagens com cânfora ajuda?
Agradeço desde já!
;)

Carlos disse...

Olá gente tudo bem? sou Carlos tenho 33 anos e trabalho quase sempre sentado e já tem mais de tres meses que sinto incomodo na região do cocix, parece uma ardencia e como se tivesse com uma frissura mais externo parece tudo normal. é uma dor leve tem dia que não arde e outros o dia inteiro bastante incomodo e persiste o tempo todo sentado ou de pé, o que pode ser? e o que devo fazer? agradeço a compreenção

Anónimo disse...

oi doutor,sinto queimação e dor profunda na nadega esquerda e também na junta da coxa. passo o meu dedo da carne pro osso coccix e sinto algo, não sei se é um nervo ou um caroço mas não está vermelho,não consigo sentar direito,só não sinto nada quando deito.quando contraio as nadegas do lado esquerdo fica mais inchado.

Anónimo disse...

tem como dizer se tem alguma coisa que possa fazer em casa tirar a dor do cóccix

Anónimo disse...

Inflamação no cox pode sangrar com o tempo? É como se tivesse um tufo de cabelo lá dentro, ou algo macio.... aí sangra.... sai uma secreção mais clara, com sangue... q pode ser?

Anónimo disse...

oi Dr Bruno,aqui é adriana.tenho essa dor no coccix a mais de um ano,e so agora fiz um raio x que mostra que no final do coccix tem uma leve alteração de posição ou seja ta meio curvado pra um lado se é que é assim que fala.a minha fisioterapeuta começou a manipular ele pra ver se volta ele para o lugar novamente.e com isso eu pergunto pra vc essa dor ela causa dores em outras partes do corpo tambem,pq eu tenho dores no corpo todo e tomara que essa seja a solução .obrigado.

João Francisco disse...

ola dr. bruno...
como muitos outros eu tb comecei a sentir dor na regiao...porem nao houve nenhum trauma... a regiao parece-me um pouco inflamada. eu estou ficando na europa agora e portanto não há a mesma facilidade de se ir a um medico.... há allguma contra indicaçao para que eu tome anti inflamatorio? ha alguma chance disso resolver o meu problema?
um abraço

Anónimo disse...

OLA DR BRUNO MEU NOME É MARIANA TENHO 24 ANOS BOM A UMA SEMANA ATRAS APÓS HORAS ESTANDO SENTADO NA NET EU ME LEVANTEI COM FORTES DORES NA REGIÃDO COCCIS SINTO ESSAS DORES A UM TEMPINHO JÁ, A QUAL SEMPRE PASSA NO OUTRO DIA, A DOR VAI DO COCCÍS ATE O ANUS, SINTO DORES AO ANDAR E A SENTAR, SERÁ QUE É ALGUMA INFLAMAÇÃO DO COCCIS OU DO ANUS POIS A UM MÊS ATRAS ESTIVE PRATICANDO SEXO ANAL NÃO TENHO SANGRAMENTO NEN ALTERAÇÕES NAS FEZES MAIS ESTOU MUITO PREOCUPADA, POIS SENTI UM POUCO ESSA DOR APOS O ATO SEXUAL, MAIS CONFESSO QUE CONHEÇO ESSA DOR É A MESMA QUE EU SEMPRE SENTI NO COCCIS E OUTRA EU VIAJO TODO DIA DE ONIBUS 2 HORAS PARA IR E 2 HORAS PARA VOLTAR E SEMPRE VENHO DE PONTINHA APOIANDO O PESO TODO NO COCCIS, POIS VIAJO SEMPRE DORMINDO DR ISSO PODE SER UMA INFLAMAÇÃO RELACIONADA AO O COCCIS OU AO O ANUS . OBRIGADO

Fabi Eger disse...

depois de uma queda em um piso molhado senti fortes dores no coccix... fix raio x e o laudo foi luxacao anterior das vertebras coccigeas.... sinto muitas dores... oque exatamente significa esse laudo??? abraços

zilma disse...

Olá doutor bom dia meu nome é Zilma!!!
Estou grávida de 8 meses e semana passada levei uma queda até então não sentia nenhuma dor ou hematomas , mas esta semana pra cá não consigo nem fixar o pé no chão que doí o meu lado esquerdo todinho começando dos quadris o que pode ter acontecido? quem devo procurar?

gilberto disse...

Olá Doutor Bruno, nunca tinha ouvido ou visto alguém comentar sobre inflamação ou dores no coccix, porém agora que estou passando por essa dor e procurando informação na internet que vejo quantas pessoas sofrem com ela. E a minha pergunta ao Dr. é qual a especialidade médica eu devo procurar para tratar desse problema de saúde, seria o proctologista?
Grato!
Um abraço!
Gilberto.

sil disse...

ola doutor meu nome e silvia,,,qndo criança uns 9 anos quebrei o coccix,,,ai minha mae me levou no hospital e la de imediata tinha um medico q queria me operar mas minha familia num deixou ai ,arrumarum outro medico q me deu nestesia geral iii pos no lugar,hj to com 34 anos iii to dores muito forte na regiao trabalho em salao iii fico o tempo todo em pe parece q minha bacia vai cair doi muito muito mesmo,iii tenho vontade de fazer xixi toda horae sinto um pouco de dor na regiaoda bexiga entistino doi tudo oq sera q pode ser to com muito medo me falaro de aculputura ai to em duvida
me ajuda por favor abraços

Anónimo disse...

SANNY: DR. BRUNO. TEM 3 DIAS QUE SINTO UMA DOR PRÓXIMO AO CÓCCIX DO LADO ESQUERDO, MAS SOMENTE SINTO A DOR AO FICAR SENTADA.ANTES DE COMEÇAR A SENTIR ESSA DOR INSUPORTÁVEL,DEVO SALIENTAR QUE FREQUENTO ACADEMIA E UM DIA ANTES FOI AUMENTADA A CARGA DO MEU TREINO, QUE É INTERMEDIÁRIO, MAS DURANTE OS EXERCÍCIOS SÓ SENTI UM INCOMODO AO REALIZAR ABDOMINAL, EM QUE FICO DEITADA DE COSTAS E LEVANTO AS PERNAS EM 90 GRAUS. DESDE ENTÃO,QUANDO FICO SENTADA E AO DOBRAR MEU CORPO PARA APANHAR ALGO NO CHÃO, POR EXEMPLO, DÓI MUITO ESSA REGIÃO DO CÓCCIX E SÓ PARA QUANDO DEITO OU FICO EM PÉ.A MÉDICA ME PASSOU RELAXANTE MUSCULAR E ANTI-INFLAMATÓRIO, MAS A DOR NÃO PASSA.O QUE O SR.ACREDITA QUE SEJA??
E PARABÉNS PELO BLOG, É DE GRANDE AJUDA!

JOSE RICARDO disse...

ola doutor, me chamo RICARDO, TIVE UM ACIDENTE DE MOTO JÁ A ALGUNS ANOS E COM ISSO AFETOU MEU CÓCCIX, DESDE ENTÃO SINTO MUITAS DORES, AS VEZES PARA, MAS TRABALHO COMO MOTOBOY E AGORA VIVO SENTINDO DORES E NENHUM MEDICAMENTO FAZ A DOR PASSAR. FUI PARA NA EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL E O DOUTOR DISSE QUE SÓ COM CIRURGIA VAI PARAR DE DOER. GOSTARIA DE SABER SE É ACONSELHÁVEL FAZER A CIRURGIA? POIS QUANDO SINTO DOR , NO HOSPITAL ELES DÂO UM CORTE PARA SAIR A INFLAMAÇÃO.

Rita de Cássia R disse...

Olá Dr. Bruno! Tenho sentido dores no coccix ao ficar algum tempo sentada, quando me levanto quase não aguento de tanta dor. Eu fui ao médico, ele me pediu que fizesse um RX. E no exame diz ele que acusou inflamaçao, me passou uma injeção de corticóide e antibióticos, mesmo assim não melhorou, retornei e ele tornou e repassar corticóide e outro tipo de antibiótico e também que eu fizesse fisioterapia, tudo feito nada mudou, a dor persistia. Resultado mudei de médico que me pediu que fizesse uma Tomografia Computadorizada, que teria uma diagnóstico melhor...qual não foi a minha surpresa qdo ele me disse que eu não tinha nada, nem uma inflamação sequer, que tudo era falta de postura ao sentar. Perguntei p ele, mas como? Se não trabalho sentada, qdo sento é por pouco tempo...mas ele insistiu que eu tinha que mudar a postura ao sentar. Será mesmo que um lugar que dói no nosso corpo, não é um sinal de algo não vai bem conosco? Devo mudar novamente de médico ou acreditar nele? Ah! E os 2 médicos que fui são os melhores da região.

andré disse...

Olá Dr., tenho 39 anos e em março deste ano fui fazer uma seção de osteopatia com um do profissional fisioterapeuta que lesionou minha coluna lombar, desde então não consigo sentar, trabalhar e só fico deitado, já fiz todo tipo de fisioterapia, até mesa de tração eletronica, já fiquei 13 dias internado tomando uma injeção de dexacitoneurim por dia, o que melhorou a lombar, mas o cox continua inflamado fiz uma ressonancia e deu edema com subluxação no cox, tomei mais uma 15 injeções de corticóides e nada atualmente meu médico tá fazendo infiltrãção de duodecadron no local, tomei uma injeção, mas ainda não resolveu, vou tomar a segunda dia 29 mas não to mais animado com o resultado, receio que tenha que operar, o senhor tem informações sobre a cirrurgia e como é a sua eficácia.

Anónimo disse...

doutor tenho muitas dores nas costas na região abaixo da cintura,travamento de pernas com dores constantes,formigamento nos pés,braços que não consigo levantar acima da cabeça e dores no cóccix,como tive um cancer de utero e fiz todo tratamento necessario,após o terminio do tratamento fiquei com essas dores e nem morfina tira as dores,porém os medicos tb naõ estão conseguindo descobrir ,pois já fiz tomografia e raio x e não constou nada ,será que poderia me dizer o que são essas dores doutor ,pois já estou em cima de uma cama há 1e meio e ninguem descobre o que é!!!! Agradecida pela atençaõ.

patricia goes disse...

Olá doutor ,no dia 08 de janeiro de 2011 estava me exercitando em um simulador de caminha ao ar livre .quando na saida do aparelo me desequilibrei e puxei-os na tentativa de me segurar oque foi em vão ,ao contrario ao puxa-los eles me impusionaram en direção ao ferro do meio do aparelho ,onde bati diretamente com o coquix .desde entao sinto dores que ja nao sei dizer se aliviaram com o tempo ou me acostumei a senti-las,essas dores sao mais forte principalmente ao me levantar.Não consigo sentar reta 90º,pois a um desconforto grande e pra levantar é uma tortura.o rx deu uma subluxação do coquix.estou indo hoje fazer uma tomgrafia da regiao espero encontrar o problema pois a tortura por nao saber oque tenho é grande . alguma sugestao de exames e tratamento . desde já agradeço.

Felipe disse...

Olá doutor, me chamo felipe. A três dias comecei a sentir um grande desconforto na região do cóccix. Apalpei a região e senti q ali havia surgido um tipo de "pelotinha" q parece ser uma inflamação interna, já que visualmente não se pode observar nada! Não consigo deitar ou sentar em posições q comprime essa região, quando eu abaixo a coluna sem flexionar o joelho também dói muito! A região mesmo quando relaxada fica latejando e uma dor meio incomoda. A principio, há algum diagnostico? Que médico especialista devo procurar? Obrigado.

Felipe disse...

Olá doutor, me chamo felipe. A três dias comecei a sentir um grande desconforto na região do cóccix. Apalpei a região e senti q ali havia surgido um tipo de "pelotinha" q parece ser uma inflamação interna, já que visualmente não se pode observar nada! Não consigo deitar ou sentar em posições q comprime essa região, quando eu abaixo a coluna sem flexionar o joelho também dói muito! A região mesmo quando relaxada fica latejando e uma dor meio incomoda. A principio, há algum diagnostico? Que médico especialista devo procurar? Obrigado.

luciane disse...

olá doutoor eu levei um tombo a algum anos já e fiz uma luxação no coccix e agora de uns tempos pra cá eu sinto muita dor ao sentar..e minha perna direita eu sinto uma dor que vai até o pé..é muito disconfortante pois eu não consigo deitar em cima dessa perna pois me doi muito será que isso pod ser do coccis ou pode ser hernia????
luciane porto alegre

Anónimo disse...

Olá, Doutor!

há três semana e dois dias levei um tombo feio da escada de 1m e meio e após três dias senti fortes dores. Fui ao medico, fiz raio-x, e esse demostrou, segundo o medico, fratura no cóccix. As dores são fortes ao sentar e levantar e ao dormir, podendo apenas dormir de lado. Tomei anti-inflamatório e anti-infecção por uma semana e meia. Minha fratura parece que foi pequena, bem no meio do cóccix, apesar de a dor ser grande e persistente.Gostaria de saber se o osso "cola" de novo, isso é se restaura? Quanto tempo pode levar isso? E se medicamentos para fortalecer os ossos, nesse caso, seriam indicados? Eles ajudariam no tratamento? Espero muito que responda a essas dúvidas, pois estou muito aflita. Muito Obrigado! Jocelene Carpes

Anónimo disse...

Olá Doutor!!
Estou com uma dor terrivel no coccix, que se espalha para a frente, doendo a bexiga e a pélvis.
O meu coccix tem uma curvatura em L para dentro do corpo. Pode estar precionando algum orgão interno?Só alivia a dor quando estou deitada de lado.Quando levanto começa a dor e é muito forte.

Muito Obrigada.

Marilene-RS

rapha disse...

Dr. há mais ou menos 10 anos atras eu cai de um muro de 2 metros, estava brincando lá em cima. cai direto de costas. Depois disso, dependendo da atividade que exercia durante a Educação Física ou mais tarde na Academia eu sentia um pouco de desconforto no cóccix. Mas em Junho deste ano eu engravidei e lá pelo final de Julho, começo de Agosto comecei a sentir muita dor ao sentar mas principalmente ao levantar, é quase insuportável, dá vontade de chorar só em pensar em levantar do lugar e se eu levantar e em seguida sentar a dor é insuportável também. Muitas pessoas me dizem para botar uma almofada nas costas para sentar mas não adianta porque a dor que eu sinto é praticamente na bunda.. se eu empurrar para cima com as mãos mesmo eu já sinto a tal dor, até mesmo ao contrair as nádegas eu a sinto. Não sei o que pode ser. Todos dizem que é normal sentir dor nas costas na gestação, mas minha GO disse que não é normal a dor que eu sinto.. e imagina, arrecem estou com 4 meses, não sei como estarei até o final.

Anónimo disse...

Comecei a sentir dores no coccix a uns tres dias. as dores sao insuportaveis , ate quando eu fico deitado. A dor e constantemente 24 hr por dia.
O que eu devo fazer?

Anónimo disse...

Olá doutor,
Há dois dias caí de cavalo de costas e não me doeu. Quando cheguei a casa no mesmo dia deu-me uma dor no cóccix. Dói-me a sentar e a levantar (quando deixo de pressionar a coluna). A dormir não me dói tanto e de manhã também não. Dói-me mesmo no inicio do rabo e é uma dor muito localizada. A minha mãe está-me a pôr muito gelo e voltaren. Tem algum conselho para mim? P.s. prefiro não ir ao hospital...
Obrigada, Madalena

Anónimo disse...

BOA TARDE, TENHO 35 ANOS SINTO MUINTAS DORES NA LOMBAR QUE VAI ATE PERTO DO ANUS,QUANDO ME SENTO E LEVANTO RAPIDAMENTE SINTO NAUSIAS, O MEDICO TIROU UM RX QUE NÃO DEU NADA, E PASSOU MAXSULIDE TOMEI MAS ADOR NÃO PASSOU, O QUE DEVO FAZER.

Anónimo disse...

Doutor,
O meu nome é Michelle!
A minha mãe, está com muita dor no cóccix, o senhor tem alguma receita caseira para esse problema?
Mas uma receita que será somente inicialmente mesmo, (não ocupando o lugar de medicamentos). obrigada!

Anónimo disse...

Ola!
Ao pesquisar sobre o cóccix, me interessei muito sobre seus conselhos, pois tenho uma filha de 10 anos que caiu sentada de uma altura de 02 metros e fraturou o cóccix, esta afastada da escola desde o dia 29/10/2011( dia do acidente) fez vários rx e uma tomografia no dia 12/11/2011 o ortopedista avaliou e disse que mantivesse repouso e não fizesse movimentos de impacto como correr, andar de bicicleta,etc.
Provavelmente no final do mês ela deverá retornar a escola, pois apesar de tudo ela está bem, não tem febre, se alimenta bem, as vezes reclama de dor na parte de baixo, pois além da fratura ela também cortou a vagina e precisou de anestesia geral para levar um ponto. como proceder para que ela não sinta dores quando necessitar ficar mais tempo sentada, e realmente no caso dela como devo proceder quanto a sua recuperação para que fique bem, pois ela é muito novinha e vejo pelos comentários que as pessoas sofrem muito com isso. Será que tem como aliviar este sofrimento para minha filha,
desde já agradeço, grande abraço

Anónimo disse...

Olá Doutor,

A alguns anos tenho dores no coccix, quando vou evacuar, já fiz raio-x, ultrassom, e ressonância e os médicos diziam que eu não tinha nada que estivesse ligado a dor, recentemete fui em outro ortopedista que disse que tenho uma acentuação da curvatura sacro-coccigea e solicitou que eu fizesse uma tomografia, já marquei para o dia 07/12/2011 mas quando vou ao banheiro vem a dor e é insuportável, depois de alguns instantes ela passa a não me incomoda mais, com isso fico muito irritada pois sei que quando for evacuar terei aquela dor horrivel, poderia me sugerir alguma coisa para diminuir a dor.Muito obrigada Silvia Helena -São Paulo

Anónimo disse...

Olá Doutor, tenho 15 anos e á uns dias tive que fazer um trabalho para a escola e sentei-me na minha casa a faze-lo no computador.
Quando acabei levantei-me e senti uma dor muito grande no coccix.
Já comprei voltaren mas continua igual o que posso fazer sem ter de ir ao hospital?
E também faço ginástica acrobática será que posso continuar a treinar?
Obrigada, Cláudia

Anónimo disse...

Ola.

Tenho 14 anos e gostava muito que me ajudasse a resolver o meu problema.
Tenho uma dor no cóccix faz hoje 12 dias. Tenho tomado Brufen e evitado sentar-me, mas às vezes sisto desconforto ao andar e só nao me doi sentada quando estou em determinadas posições. Não me doi quando estou de pé parada.
Penso que a causa da minha dor é um esforço demasiado grande a defecar, pois a dor apareceu quase logo após isso acontecer. As fezes eram extremamente duras, e penso que talvez isso tenha levado a uma inflamação ou deslocamento do cóccix, mas nao percebo nada do assunto...
Agradecia muito que me AJUDASSE.
Obrigada desde já.

Bruno Moreira Campos disse...

Olá. Agradeço o comentário mas como deve imaginar é difícil poder ajudá-la desta forma. Posso dizer que o cóccix não se desloca assim, mas que pode ter inflamado algumas estruturas pelo esforço, ou não, mas o melhor conselho que posso dar é que consulte o seu médico de família. As melhoras.

Ana Medeiros disse...

Olá!
Pesquisando sobre esse tipo de dor e o que poderia causar, achei seu blog, então por gentileza se puder me responder, agradeço desde já.
Há mais ou menos 30 dias venho sentindo uma dor na região do cóccix e imagino que seja em razão de ficar muitas horas sentada. Costumo caminhar ou fazer pequenas corridas 2 ou 3x por semana, mas sempre que estou no trabalho a dor aparece e torna-se bastante incômoda com o passar das horas. Como não tenho outra opção a não ser trabalhar sentada lhe pergunto: pode ser disso? caso seja se resolve só com exercícios físicos ou existe remédio para este tipo de problema?
Obrigada.

Marlon disse...

Olá doutor ja tem 8 meses que estou sentido uma dor no cóccix ao sentar , tirei o raio x da região e está tudo normal, sinto que agora o cóccix está mais enchado que antes e também a dor aumentou mais eu so sinto a dor ao sentar e Não estar vermelho. Fui ao ortopedista a mais ou menos a 4 meses e ele me passou um antiflamatrio tomei uma caixa e meia e não adiantou nada. Doutor o que pode ser? e que especialista eu devo ir?

Anónimo disse...

Olá Dr. Bruno,
Sinto dor no cóccix ao toque e após estar algum tempo sentada em certas posições. Parece-me, ao toque, que há um desvio do mesmo para a direita. A origem da dor é traumática, tendo ocorrido há cerca de 6 meses. Será possível ter fracturado o cóccix e este ter consolidado numa posição incorrecta? Que tratamentos existem, para além do sintomático com anti-inflamatórios?
Obrigada.

Vanderleia disse...

Ola Doutor,boa tarde
Fiz uma viagem longa, dois dias e 1/2 sentada, as vezes dirigindo as vezes somente como passageiro, e no banco do nosso carro, tem aquela proteção de madeira,(bolinhas)...durante a viagem n senti nada, e cheguei dda mesma na sexta feira, no domingo a noite, comecei a sentir dor no coccix, e hj terça feira, esta qse insuportavel...pode ser por conta da viagem, ou das bolinhas do banco do carro?????

Anónimo disse...

Boa noite Doutor.
Meu nome é Elizabeth e tenho 61 anos. Levanto sem dor, mas depois dos afazeres, principalmente passar roupas, a dor nas costas aparece.
Mas a dor que mais me tem judiado, é quando sento por alguns minutos, e quando levanto mal consigo caminhar tamanha é a dor na nádega direita. Os médicos não conseguem descobrir o que ocasiona essas dores insuportáveis.

Anónimo disse...

Olá doutor tenho 22 anos e ja faz uns 2 meses que estou com dor no cóccix, principalmente para evacuar mas também para sentar e levantar. Não me recordo de ter sofrido algum trauma nessa região por isso acho estranho essa dor. Sou estudante e passo praticamente o dia inteiro sentada será que isso seria a causa dessa dor?

André Luiz disse...

Olá Doutor,

Meu nome é André e tenho 17 anos.A mais ou menos 3 semanas atrás eu estava andando de moto e quando deci dela eu comecei a sentir uma dor leve no cóccix, mas agora a dor pioro ta insuportável e quase nem dá pra mim senta direito de tão forte que é a dor.Você poderia me explicar o que poderia ter ocasionado essa dor???

Anónimo disse...

Boa Noite, em 2001 cai sentada em uma escadaria em que os degraus esram bem estreitos, desci "cicando" em 16 degraus, achei que não andaria mais devido as terríveis dores na região do coccix. hoje ando sentindo muitas dores, na região da "bacia" e quando deito reta no chão, sinto que meu coccix está inchado,e doi. acredito que tenha calcificado por eu não ter feito na epoca o exame interno. Desta forma como devo proceder para cabar com essa dor que não me deixa fazer as atividades fisicas que mais gosto: hidroginastica, bicicleta,pular corda, esteira, corrida e localizada. Quais os exames especificos que devo fazer, qual o medico especialista mais adequado para esse tratamento. Não suporto tanta dor.

Anónimo disse...

Meu nome e Maria de Lourdes estou gravida de 6 meses e cinto muita dor no coccix mal consigo ficar em ou deitada.Cinto muito desconvorto e muita dor.

josue disse...

Bom dia, meu nome é Josué. Ha alguns dias não consigo dormir por que quando deito sinto muita dores nas costas, no centro das costas, a impressão que tenho é que os orgão estão inchados e ontem tive um sangramento no nariz. o que será que pode ser isto. só dói quando deito.

Bruno Moreira Campos disse...

Josué,

Não estou em condições para lhe fazer um diagnóstico. Tem de ir ao seu médico de família ou médico de recurso. Não espere muito tempo porque os sintomas resolvem-se mais rápidamente se forem tratados no início.

Gabi disse...

Bom dia Dr. Bruno

ha 2 dias levei um tombo na rua, cai de bunda no chão, na hora senti uma dor mto forte, mal conseguia andar, senti tbm uma forte pontada, mas essa dor e pontada n durou 5 mim.

depois de algumas horas depois da queda, comecei a sentir um leve incomodo nas nadegas, porem n na carne, pois apertava e n sentia nada.. so sentia mesmo ao sentar ou deitar, como se fosse no osso.

hj quase 48 horas depois essa dor vem aumentando e subindo para a regiao acima das nadegas.. mais ou menos um palmo acima. e o incomodo pra deitar esta terrivel.. pra andar ate q n incomoda tanto.. mas pra sentar..levantar.. deitar e me abaixar esta ficando mais doloroso.. isso poderia ser apenas uma inflamação??? ou posso ter quebrado ou trincado algum osso?? eu reparei q esta surgindo um pequeno ponto roxo um pouco acima das nadegas.. mas ele e bem pequeno mesmo. e como eu disse n doe ao apertar

Anónimo disse...

meu nome é aldo, tenho 31 anos,a uns meses sinto dores na região do coccix
e esta inflamado, na região ja ficou muito inchado e aumentou muito a dor, depois de um dia estourou e saiu muita secreçao (pus), gostaria de saber o q eu posso fazer...

Bruno Moreira Campos disse...

Tem de ir ao médico, porque provavelmente tem um quisto pilonidal.

Anónimo disse...

Dr. Meu nome é Adriano, tem uma semana que tive uma queda jogando bola, cai sentado sem amortecer, fui ao médico e o mesmo nem me examinou. Sinto dores na região do ânus e do coccix, vou ao banheiro normalmente (fezes e urina), mas tenho muitos gazes, trabalho muito tempo sentando e a dor está se tornando insuportavel. Estou tomando anti-inflamatório.

Anónimo disse...

A 4 meses cai sentada e fiz uma luxacao do coccix, so que apesar de medicada com profenid retard 200 e adalgur n, continuo com dores principalmente quando me levanto apos alguns minutos sentada. So fiz TAC a um mes, na hora do acidente apenas repouso porque o seguro nao achou necessario. Sera que esta dor vai permanecer?? Obrigada, Jesuina

Anónimo disse...

Há mais ou menos 3 anos sofri uma queda de patins,cai sentanda,na hora senti só dor nas costelas,fiz um raio x,mas não deu nada,tomei medicação pra dor e tudo bem,só que depois de um tempo,uma dor muito chata surgiu,ficar sentada muito tempo nem pensar,por um periodo senti,um nódulo na região do coccix,que sumiu,o médico disse que tava tudo bem,mas a dor está mais constante,o que devo fazer.Agradeço desde já.jú

Anónimo disse...

olà doutor,
eu venho sofrendo dores no coccix no periodo de 2 semanas e ja nasceu um pequeno caroço e não consigo sentar com a barriga pra cima o que eu faço??
obrigata!

Anónimo disse...

Olá doutor, meu filho levou um tombo com skate e bateu a bunda, logo em seguida começou a reclamar de dor no centro do peito(NA REGIÃO ONDE FICA O EXTERNO) ELE TOMOU TILENOL, NÃO RESOLVEU MUITO.FOI NO ORTOPEDISTA QUE TIROU UM RAIO X, E VERIFICOU QUE NÃO HÁ NENHUMA INFLAMAÇÃO NESTA REGIÃO.CONTINUA TOMANDO TILENOL.ELE DIZ QUE DOI PARA VIRAR O CORPO, TOSSIR,ESPIRRAR...O SENHOR PODE ME AJUDAR?
O NOME DE MEU FILHO É RAFAEL E EU SOU LUIZA. OBRIGADA

Anónimo disse...

Bira disse,

Ola Dr. estou dor no coccix a um ano e ja fiz varios exames e só constatou uma proctite, ja tomei varios remédio e nada mudou.
Essa começou vindo no nervo do tendão e hoje sobre a perna esquerda toda inclusive so coccix onde doi mais me dê uma esprença de cura para esse problema.

27 de fevereiro de 2012

Drica disse...

Olá Doutor, td bem? Eu caí da escada há cerca de 25 anos, na epoca eu tinha uns 9 anos, caí quicando como a outra pessoa relatou, na epoca fiquei sem fala ao cair mas depois voltou tudo ao normal. Mas até hoje tenho dores esporadicas no coccix, que acabo tratando com antiinflamatorio...as vezes me ataca de madrugada ,e é um sofrimento só, pois até o remedio fazer efeito, é mta dor....vc acha q consultando um osteopata eu consigo um tratamento melhor? pois também fiz raio x e ressonancia que nao apontou nada.....essa dor é terrivel...abraços

Guilherme disse...

Olá, como vai Dr. Bruno ?? Espero que possa me ajudar... A 25 dias atrás levei uma queda de cavalo e caí de bunda no chão, por coiscidência estava tomando Azitromicina, nao sei se tem relacao mas doia pouco. Porém, quando terminei o uso desse Antibiótico a dor começou a ficar forte, e a cada dia ela aumenta mais. Dói o tempo todo mas em algumas posições fica pior ainda. Em pé nao sinto dor. Não tem inchaço nem mancha nenhuma, apenas dor. O senhor pode me dizer o que devo fazer para aliviá-la? Semana passada tomei 6 dias de Nimesulida 100 mg 2 comprimidos por dia, e deu uma aliviada, mas 3 dias após os término do anti-inflamatório voltou a doer. Tem algum outro anti-inflamatório que possa ser mais eficaz??? Obs.: Sou de SP, mas estou a trabalho no Piauí, irei para casa somente daqui 3 meses, e por aqui nao tem médico que possa solucionar meu caso, por isso conto muito com sua ajuda, Obrigado!!!

Guilherme disse...

Olá, como vai Dr. Bruno ?? Espero que possa me ajudar... A 25 dias atrás levei uma queda de cavalo e caí de bunda no chão, por coiscidência estava tomando Azitromicina, nao sei se tem relacao mas doia pouco. Porém, quando terminei o uso desse Antibiótico a dor começou a ficar forte, e a cada dia ela aumenta mais. Dói o tempo todo mas em algumas posições fica pior ainda. Em pé nao sinto dor. Não tem inchaço nem mancha nenhuma, apenas dor. O senhor pode me dizer o que devo fazer para aliviá-la? Semana passada tomei 6 dias de Nimesulida 100 mg 2 comprimidos por dia, e deu uma aliviada, mas 3 dias após os término do anti-inflamatório voltou a doer. Tem algum outro anti-inflamatório que possa ser mais eficaz??? Obs.: Sou de SP, mas estou a trabalho no Piauí, irei para casa somente daqui 3 meses, e por aqui nao tem médico que possa solucionar meu caso, por isso conto muito com sua ajuda, Obrigado!!!

Sérgio C. disse...

Olá, Dr. Bruno!
Fico sentado muito tempo, a trabalho, mas nunca senti nada no coccix. Porém, há 2 semanas tive uma infecção gastro-intestinal que causou uma diarréia muito forte, levando-me a evacuar cerca de 8 vezes num único dia. No dia seguinte, mesmo sem evacuação, comecei a sentir uma dor incômoda no coccix, ao sentar. Ao tocar, aparenta inflamado, mais do lado esquerdo. É possível uma avaliação do que poderia ser isso? Agradeço muitíssimo a atenção.
Abraços!
Sérgio

Anónimo disse...

Olá doutor, tenho muita dor nas nádegas e pernas, tem dias que mal consigo suportar a dor. Fico muito tempo sentada no computador e engordei muito na minha ultima gravidez e perdi peso muito rápido depois. Já faz um ano que sinto essas dores que tiveram inicio ainda na gestação.Quem devo procurar? oque pode ser essa dor? Abraços Dolores

Anónimo disse...

olà doutor tenho um caroço na bunda bem no rumo da coluna na divisão da bunda, nao sei o que e è! nao doi muito o que axa que È? muito obrigado fico no aguardo

Ana Claudia disse...

Boa tarde Doutor, tenho dores muito intensas no quadril e no coccix, qndo tinha 25 anos consultei um ortopedista e ele diagnosticou através de exame de rx q eu tinha artrose no coccix. Hoje sofro muito para me movimentar depois de ficar muito tempo sentada ou quando faço as atividades domésticas mais pesadas, parece que meu quadril vai se abrir, tbém tenho agulhadas na região perianal e dores durante as relações sexuais, qndo estou sentada em uma cadeira dura tenho a sensação que meu osso encosta na cadeira. Estou com 30 anos e gravida de 6 meses, gostaria de ter parto normal, mas tenho medo que este processo possa agravar mais o meu problema. Gostaria de saber sua opinião sobre isso. Desde já agradeço pela atenção. Ana Claudia.

Milton disse...

Olá Doutro, espero que possa ler esse comentário e me orientar.

Há dois anos, tive, acredito, uma inflamação no coccix. A causa disso? Acho que é proveniente de muitos exercícios físicos, já que sempre fiz esporte. E essa dor apareceu quando eu praticava capoeira. Acredito que não deva ter sido proveniente de nenhuma queda pois não lembro de nada que tenha sido tão marcante, embora esse esporte tenha muito impacto.

Cheguei a uma condição que não podia ficar sentado, nem muito tempo em pé pois sentia dor, primeiramente na parte do coccix e depois se irradiava para o testículos. Cheguei a fazer acunpuntura que acabou aliviando a dor. Estava até melhorando, mas acabei fazendo uma massagem na coluna que prejudicando o tratamento. Na minha ansiedade em ficar curado, deixei de fazer acunpuntura, pois os resultado estavam sendo bem tardios e acabei fazendo um tratamento natural que surtiu bastante efeito. As dores diminuíram significativamente e eu conseguia já me sentar por um período de tempo mais intenso, bem como ficar em pé.

Após isso, fiz pilattes que acabou melhorando o tratamento que tinha realizado. Já conseguia sentar e andar, com mínimas dores.

Sem estar em tratamento algum, após 2 anos, comecei a sentir as dores. Apalpo delicadamente a região do cóccix e percebo que está bastante sensível. Diferentemente de antes, que quando eu ficava bastante tempo em pé a dor irradiava para os testículos, hoje sinto minhas pernas cansadas, especialmente os calcanhares e as panturilhas. Também ao sentar sinto um incômodo na região sacro.

Ao fazer alongamentos, sinto uma leve melhora, tanto nas pernas como na região sacro. No entanto estou sem fazer atividades físicas atualmente e percebi que as dores estão ficando mais intensas.

Trabalho sentado e estudo muito. Desse modo, quando estou estudando em casa, acabo variando as posições. Ora fico sentado e depois procuro me deitar.

Sei que uma avaliação apenas fazendo uma descrição é complicada, mas gostaria de saber a sua opinião.

Desde já agradeço pela atenção.

Milton disse...

Olá Doutro, espero que possa ler esse comentário e me orientar.

Há dois anos, tive, acredito, uma inflamação no coccix. A causa disso? Acho que é proveniente de muitos exercícios físicos, já que sempre fiz esporte. E essa dor apareceu quando eu praticava capoeira. Acredito que não deva ter sido proveniente de nenhuma queda pois não lembro de nada que tenha sido tão marcante, embora esse esporte tenha muito impacto.

Cheguei a uma condição que não podia ficar sentado, nem muito tempo em pé pois sentia dor, primeiramente na parte do coccix e depois se irradiava para o testículos. Cheguei a fazer acunpuntura que acabou aliviando a dor. Estava até melhorando, mas acabei fazendo uma massagem na coluna que prejudicando o tratamento. Na minha ansiedade em ficar curado, deixei de fazer acunpuntura, pois os resultado estavam sendo bem tardios e acabei fazendo um tratamento natural que surtiu bastante efeito. As dores diminuíram significativamente e eu conseguia já me sentar por um período de tempo mais intenso, bem como ficar em pé.

Após isso, fiz pilattes que acabou melhorando o tratamento que tinha realizado. Já conseguia sentar e andar, com mínimas dores.

Sem estar em tratamento algum, após 2 anos, comecei a sentir as dores. Apalpo delicadamente a região do cóccix e percebo que está bastante sensível. Diferentemente de antes, que quando eu ficava bastante tempo em pé a dor irradiava para os testículos, hoje sinto minhas pernas cansadas, especialmente os calcanhares e as panturilhas. Também ao sentar sinto um incômodo na região sacro.

Ao fazer alongamentos, sinto uma leve melhora, tanto nas pernas como na região sacro. No entanto estou sem fazer atividades físicas atualmente e percebi que as dores estão ficando mais intensas.

Trabalho sentado e estudo muito. Desse modo, quando estou estudando em casa, acabo variando as posições. Ora fico sentado e depois procuro me deitar.

Sei que uma avaliação apenas fazendo uma descrição é complicada, mas gostaria de saber a sua opinião.

Desde já agradeço pela atenção.

Anónimo disse...

Bom dia.... gostaria de tirar uma duvida eu me acidentei dia 13/04, no ultimo rx que fiz deu que meu coccix esta deslocado... e ja estou tomando varios medicamentos para inflamação... Quanto tempo +- vou levar para melhorar...

Anónimo disse...

Drº tenho artropatia degenerativa L5-S1 e diminuição discal no mesmo local ontem cai veio e bati o
COCCIX no chão com muita força e esta doendo de mais ao caminhar sentar e sobrir degraus que pode ter acontecido?

cassia isabel disse...

boa noite doutor me chamo cássia ontem levei um tombo feio cai escorreguei e bati com muita força as costas no chão e o que bateu 1º foi o COCCIX eu eu tenho artropatia degenerativa L5-S1 e diminuição discal no mesmo nível e estou com dores fortíssimas no COCCIX pricipalmente quando subo escada e ate mesmo trocando passos o que pode ter acontecido Drº ja que fui no hospital e nem RX fizeram
so me aplicaram profeníde para aliviar a dor meu email é cassiaisabel2011@hotmail.com aguardo reposta no mais obrigada

Anónimo disse...

OLÁ DRº ME CHAMO CASSIA TENHO 50 ANOS A 3 DIAS CAI SENTADA E BATI COM MUITA FORÇA NO CHÃO TENHO ARTROPATIA DEGENERATIVA E DIMINUIÇÃO DISCAL EM L5-S1 AS DUAS NO MESMO NÍVEL E COM A QUEDA ESTOU SENTINDO DORES FORTES AO CAMINHAR E SUBIR ESCADAS
DÓI MUITO O CÓCCIX QUE PODE TER ACONTECIDO DRº?

Leni Laré disse...

Bom dia doutor! Háexatos 6 meses venho sentindo um desconforto no coccix, tenho poliomielite e uso cadeira de rodas. Recentemente fiz uma TC e o médico me recomendou um especialista em dor,amigo dele. Esse especialista disse que inicialmente eu teria q fazer uma aplicação de antinflamatório no local e marcou a aplicaçáo para hoje, mas eu fiquei c medo e tenho umas dúvidas a respeito. O antinflamatório é aplicado no nervo? Esse procedimento pode ter alguma consequência motora ou sensitiva? Pode ocorrer algum efeito colateral desse medicamento (reações adversas)? Sei que é precedido de anestesia local, mas ainda assim, sente-se dor? Ele pediu q fossem marcados dois horários, pois demoraria um pouco. Quanto tempo dura essa aplicação? Gostaria q as respostas fossem enviadas por e-mail e que fosse antes de eu remarcar a aplicação: leni.lare@hotmail.com. Agradeço desde já a sua atenção.

Bruno Moreira Campos disse...

Milton, é muito difícil avaliar deste modo. Que idade tem? Tem feito análises ao sangue? Pode ser uma inflamação articular apenas, mas é difícil dizer com tão pouca informação.

Leni,
Como pode imaginar, não me vou pronunciar acerca de uma matéria que não é a minha especialidade. Não seria correcto, nem tão pouco é do meu conhecimento. Todas essas questões quem as pode responder, melhor que ninguém, é o médico especialista. As suas melhoras rápidas.

Cássia,

O processo degenerativo que refere é comum e uma vez que os tecidos adjacentes estão menos móveis e tem alterações da biomecânica, a queda pode ter provocado uma inflamação de todos esses tecidos com dor irradiada a outras regiões. O importante é fazer uma avaliação para perceber quais foram as lesões e a gravidade das mesmas. Tenho pouca informação para lhe poder dizer, porém faça repouso e se poder consulte um Osteopata ou Fisioterapeuta.

Ana claudia,

Parece-me um diagnóstico 'estranho'. Com 25 anos uma artrose no cóccix? Houve algum trauma antecedente? O rx mostrava um cóccix mal posicionado? Teria que se avaliar toda as estruturas múscul-esqueléticas da bacia, incluíndo os músculos do períneo. Durante a gravidez e parto as atriculações da bacia expandem, mas é difícil dizer que pode piorar, não se esqueça que grande parte destas dores desapareçem ou diminuem durante este processo por accções hormonais. Consulte um Osteopata ou outro especialista manual, que lhe possa fazer uma avaliação clínica rigorosa. Partilhe estas preocupações com o seu médico também. Cumprimentos,

Dolores,
Procure um Osteopata qualificado, ou outro terapeuta manual, fale com o seu médico de família. As queixas são muito subjectivas.

Drica,

Não posso dizer que fica melhor, posso dizer que se for um Osteopata qualificado e honesto, vais fazer tudo para aliviar ou resolver o problema.

Aline cazelli disse...

Oi meu nome é Aline tenho 27 certo dia estava varendo a minha casa e fui pegar o lixo no chao e nao me abaixei apenas abaixei a coluna mas depois que abaixei nao consegui mais levantar fiquei de cama 1 semana mais depois desse dia sinto muita dor, no coccix nao sei oque faco com essa dor.

Elaine disse...

óla dr. eu estou com esta dor no cóccix há quazi 3 anos nunca falei para o medico porque tenho vergonha mais foi depois que eu tive minha filha fiz muita fosa para ter ela oque faze por favo mim der uma dica ass; Elaine

Bruno Moreira Campos disse...

Elaine,respeito a sua vrgonha mas não a entendo. Acho que deve falar com o médico e procurar tratamento. Não há necessidade de estar com dores.

Rosa Mª disse...

Olá Bruno!Meu nome é Rosa tenho 29 anos com 42 quilos. Bem já se faz 7 dias que cai de bunda no chão no meu banheiro, na hora senti um pouco de dor ate msm pelo susto que levei né.Porém, logo em seguida já me mediquei com anti-inflamatório e doutorzinho e tal.Mais quando começava a passar o efeito do remédio já começava a sentir uma dorzinha acredito que seja no Cóccix. Então sendo assim no passando se 4 dia tomei uma injeção de Voltaren e ainda mesmo assim hj dependendo do movimento que faço sinto dor e um incomodo muito estranho como se ainda estivesse infeccionado não sei.
Pode me ajudar com alguma dica?
Aguardo resposta, e parabéns pelo BLOGGER.
Rosa Maria

glauce machado disse...

achei ótima a sua explicação sobre o coccix,minha mãe teve uma fra tura agora,no fim de semana..Glauce

Rodrigo Araujo disse...

Ola dr. no meu trabalho eu troquei a cadeira e durante a noite meu coccix comerço a doer, depois de 3 dias a dor é tao grande q consigo so ficar deitado e esto tomando remido pra dor, o q eu devo fazer dr.?

Silvana Joyce Vasconcelos disse...

Boa tarde, Dr. Bruno.
Meu nome é Silvana Joyce, tenho 58 anos e há um mes +-, venho sentindo fortes dores no coccix. Sentada, deitada ou em pé, é uma dor incomodante.
Quando sentada, preciso procurar a melhor posição( a que a dor é menos intensa).
Andando, parece que algo está me prendendo os movimentos.
Deitada, não encontro posição que possa ficar bem.
Ainda não procurei médico pois, não sabia qual especialidade.
Poderia ajudar-me indicando algum alívio?
Desde já, agradeço de coração.

Anónimo disse...

ola dor, meu nome e Cristina, tenho 30 anos, estou com um caroco q parece uma carne morta e e dolorido, qndo vou sentar doi bastante, oq sera q e isso?? devo me preocupar?? estou tmbm com uma dor no pe da barriga sera q tem algo haver?? obrigada.. Cris

Marcia Matos disse...

Olá, Doutor


Achei ótimo ver esse espalço aqui no seu blog, porque tenho ido a médicos já há mais de 1 ano e ainda não sei o que tenho nem prognóstico definido. Estive passando com um neuro-cirurgião, que me pediu raio-x,ressonância, exames de sangue, exames de tireóide e paratireóide... e bem:

Tenho 33 anos, 1,59 de altura e 51 kg. Tive minha primeira gestação em março/2011. Minha bebê nesceu em final de novembro/2011. Portanto as dores que eu já sentia muito levemente, tinham melhorado com pilates. Na gestação piorou muito, parei com o pilates, me sentia muito cansada, com dores lombares e cóccigea, mas não podia fazer os exames necessários, daí fiz 4 meses de fisioterapia locais na lombar. O cóccix doía menos.

Quando a bebê nasceu, voltei ao peso normal em 4 meses. A lombar aliviou e a dor no cóccix ficou intolerável, tinho muita dificuldade pra sentar, pra levantar e chegou ao ponto de doer até deitada! Mudei meu colchão ortopedico para um demolas ensacadas e agora já consigo dormir e ficar deitada sem dor. Nisso fiz exames todos citados acima e o que surgiu: densidade óssea muito baixa (osteoporose), cálcio ionizado acima da média, fósforo normal, glândulas ok, normais, e no raio-x específico do cóccix deu "ligeiro desalinhamento das últimas peças coccigeas" com sugestão de "complementação propedêutica" com tratamento. O que é isso? Eu deveria ter retornado ao trabalho no início do mês mas como tenho que ficar 6h sentada, não retornei ainda, estou aguardando um prognóstico para levar e poder tirar uma licença pra tratamento. Quais as alternativas que existem nesse caso? Obrigada

Marcia Matos

Marcia Matos disse...

Olá, Doutor


Achei ótimo ver esse espalço aqui no seu blog, porque tenho ido a médicos já há mais de 1 ano e ainda não sei o que tenho nem prognóstico definido. Estive passando com um neuro-cirurgião, que me pediu raio-x,ressonância, exames de sangue, exames de tireóide e paratireóide... e bem:

Tenho 33 anos, 1,59 de altura e 51 kg. Tive minha primeira gestação em março/2011. Minha bebê nesceu em final de novembro/2011. Portanto as dores que eu já sentia muito levemente, tinham melhorado com pilates. Na gestação piorou muito, parei com o pilates, me sentia muito cansada, com dores lombares e cóccigea, mas não podia fazer os exames necessários, daí fiz 4 meses de fisioterapia locais na lombar. O cóccix doía menos.

Quando a bebê nasceu, voltei ao peso normal em 4 meses. A lombar aliviou e a dor no cóccix ficou intolerável, tinho muita dificuldade pra sentar, pra levantar e chegou ao ponto de doer até deitada! Mudei meu colchão ortopedico para um demolas ensacadas e agora já consigo dormir e ficar deitada sem dor. Nisso fiz exames todos citados acima e o que surgiu: densidade óssea muito baixa (osteoporose), cálcio ionizado acima da média, fósforo normal, glândulas ok, normais, e no raio-x específico do cóccix deu "ligeiro desalinhamento das últimas peças coccigeas" com sugestão de "complementação propedêutica" com tratamento. O que é isso? Eu deveria ter retornado ao trabalho no início do mês mas como tenho que ficar 6h sentada, não retornei ainda, estou aguardando um prognóstico para levar e poder tirar uma licença pra tratamento. Quais as alternativas que existem nesse caso? Obrigada

Marcia Matos

Paola disse...

Dr., comecei a sentir dores no coccix logo no inicio da gestação, antes não sentia, sofri um aborto aos 5 meses e ainda sinto dores que refletem na pélvis.
O fato de sentir dores no coccix pode ter algo relacionado ao aborto? Entrei em trabalho de parto aos cinco meses.

marlize luz disse...

Obrgado Doutor por nos permitir esse espaço e interagir com a gente que sofre e nem sempre sabe como proceder...é o meu caso...estou com desvio no coccix ;deu no rx e te pergunto estou condenada a viver sempre com uma bóia pra poder sentar???acaso poor favor tem outro jeito .uma massagem,qualquer coisa pra esse desvio sumir estou com 44 anos e é constrangedor ter que levar uma bóia pra sentar sempre agradeço se puder ajudar Marlize

Anónimo disse...

Dr por gentileza me ajude, eu tenho uma saliencia no bumbum ja toquei e vi que parece ser carne e pele e da pra perceber visivelmente e fica bem no começo da linha do bum bum de cima para baixo e bem em cima do coccix gostaria de saber se existe cirugia que possa retirar essa saliencia pq me encomoda muito quando sento muito obrigado !!!

Bruno Moreira Campos disse...

O melhor é consultar o seu médico de família. Se for um quisto pilonidal pode e deve fazer cirurgia, mas o melhor é fazer um diagnóstico primeiro.

Cumprimentos,

Luana disse...

Olá! Sofri um acidente de moto há mais ou menos 2 meses... e tive uma fratura no cóccix. Os exames comprovaram que o osso teve um deslocamento mas já consultei com traumato e ortopedistas e há uma hipótese de fazer cirurgia, pois tenho um nervo comprimido por causa deste deslocamento... como estou melhorando acho que não será necessário ,afinal, meu ortopedista diz que isso não me incomodará futuramente. Alguns profissionais me informaram que esse osso que saiu do lugar pode me prejudicar em uma futura gravidez mas o ortopedista diz que não... tenho medo de não fazer a cirurgia e ter problemas futuros... o que achas?

Lucky disse...

Boa tarde. Gostaria de saber porque sinto dores no cocix, pois pelo o que eu li, pude observar que as dores aumentam quando inclinado para tr´bs e diminuem quando inclinado pra frente. no entanto sinto dores de forma diferente, ou seja, quando inclinado para trás não sinto dores e nem para frente, porém ao tomar o impulso para frente para me levantar quando sentado, aí não dá, apenas inclino o corpo. espero uns 40 segundos, daí eu consigo levantar-me, a dor é muito intensa ao tentar despregar as nádegas da cadeira. isso só acontecer em assentos sem espumas, ou pouco confortáveis. Obrigado.

Eduarda disse...

Dr. Bruno, tenho 13 anos e sinto uma dor muito forte na região do cóccix ao sentar e ao me levantar... O que devo fazer?

Eliane Pantoja disse...

Olá! Há um mês tive um parto que me causou traumas, além da perda do meu bebe fique com estalos e dores no final da coluna no terceiro dia após o parto eu ñ dava conta de levantar se eu sentasse e ñ dormia direito por ñ achar posição pois, doia. Fui no médico fiz rx ñ apareceu nada ele passou aciclofenaco e um antibiótico quando tomo os remédios a dor passa mas os barulhos continuam tem dias que tenho que sentar um pouco de lado porq ta sempre dolorido. Peço sua ajuda para que eu possa me cuidar pois pretendo engravidar novamente.

Bruno Moreira Campos disse...

Eduarda,

A informação que me dá é mto pouca... De qualquer forma em crescimento essas dores são normais mas se puder fale com o seu pediatra.

Eliane,

Lamento a perda. Durante o parto e no período pré parto a bacia da mulher sofre alterações resultando muitas vezes em dores musculares e articulares. O que acho importante é avaliar esses sintomas e desta forma não consigo. Tendo em conta que fez rx e foi a um médico, o melhor é consultar alguém de terapêutica manual. Ou um Osteopata ou um Fisioterapeuta com formação nessa vertente.

Cumprimentos a ambas.

Claudia disse...

Bom dia! Nao sinto dor na regiao do coccix, mas quando sento e, principalmente se a superficie é rígida, é como se eu sentisse o próprio osso. Faço aulas de spinnig e comecei correr, mas nuncantinha sentido isso. Passei a sentir dor, leve, ao flexionar o tronco para frente. Nao chega a ser uma dor, mas como se fosse falta de alongamento. Fico horas sentada estudando. Será que desloquei alguma coisa durante as aulas de spinning? Obrigada.

Edilan Lima disse...

Estou sentindo essas dores na região do cóccix quando me levanto após estar sentada. Isso já dura mais de 2 meses, mas achei que passaria. Não sei o que ocasionou, pois sinto independentemente se a superfície for dura ou confortável, tipo sofá ou colchão... Qual tratamento para isso? Tenho que ir em qual médico, ortopedista? Obrigada.

Jamile mota disse...

olá!
Eu tenho o coccix quebrado des dos 07 anos de idade, pois aos 9 anos que sinto dores no coccix fui ao ortopedista e ele viu meo Raio X la apareceu que meu coccix quebrou e cicatrizou bem torto(acentuado para dentro) e esse ortopedista me disse que eu poderia viver normalmente com isso, so que com o tempo as dores foram ficando mais frenquentes e hoje eu tenho 22 anos e essa dor não passa mais, eu ouvi falar de uma cirurgia de retirada do coccix, você me dizer qual expecialista proucurar para eu poder me informar melhor.
Obrigada aguardo anciosa sua resposta.
Jamile mota

Solange disse...

Dr Bruno, estou com a dor no coccix a uns 10 meses, fiz fisioterapia, tomei remédio e nada então resolvi ir num ortopedista e ele pediu um RX, o RX deu alguma coisa pois ele pediu pra mim fazer uma tomografia. Estou preocupada pois ele não explicou mais nada, não sei o que ele viu no RX pra pedir uma tomografia, pode me informar alguma coisa a respeito?
Grata Solange.

Etiane Salotti Bastos disse...

Boa Tarde Doutor, me chamo Etiane , tenho 22 anos ... há 2 semanas cai de costas em uma festa. nada muito serio nem dolorido na hr da queda,porém apos uns 2 a 3 dias começou uma dor no coccix (no inicio do "cofrinho") ao tocar sinto um inchaço no local da dor e um pouco do lado esquerdo do cofrinho e do direito tbm .
me doí ao sentar com o corpo relaxado, ao se curvar e deitando de barriga para cima .

na academia estou evitando de fazer abdominal ou qlqr exercicio que me doi ao ficar sentada... ou seja estou apenas correndo na esteira.

O que pode ser ? apenas uma inflamação ou algo mais serio ?

Obrigada,

Anónimo disse...

Caro Dr. Bruno:

Realmente, a tal concidinia é uma desgraça na vida de qualquer um. Não mata, evidentemente, mas incomoda "paca".
Em 2003, eu comecei a sentir essa dor. Fui ao ortopedista, discutimos a questão e, como já estou prá de Marakesh, achei que o meu problema era "bunda caída" (explico: quando a gente envelhece perde o tônus muscular, ocorre aquela flacidez da musculatura em geral, e os glúteos não estão a salvo disto; logo, ficam flácidos e despencam, como tudo. Assim, a gente perde aquela almofada, aquela proteção que os glúteos oferecem, e passa a se sentar em cima do miserável do cóccix. Considero o cóccix um desastre anatômico, da mesma forma que o apêndice cecal; afinal de contas, para que presta ele, mesmo?).
Pois bem. Fiz uma radiografia e ficou constatada uma acentuada curvatura anterior das peças do cócix. Ele me recomendou o fisioterapeuta, e lá fui eu.
A moça que me atendeu me recomendou exercício para os glúteos e eu passei a fazê-los. É um tal "exercício do gato". É assim: você fica de quatro, levantando a perninha para cima e para baixo (como fazem os gatos quando se espreguiçam) uma vinte a trinta vezes.
Não é que depois de uns três meses meus glúteos levantaram e a dor desapareceu! Ótimo! Que beleza! E dez anos se passaram. Acrescento que também passei a utilizar almofadas macias. Do contrário, não tem ... que aguente!
E eu me esqueci completamente dela.
Pois bem. Neste ano de 2012,a miserável dor, ressucitou do nada e voltou com todo o gás.
Voltei ao "exercício do gato", estou com a região glútea levantada, a dor melhorou, mas, mesmo assim, ainda incomoda. Vou passar a usar "bolsa de gelo" (o gelo é o melhor relaxante muscular que existe) e esperar os resultados.
Não tomo os tais AINH (anti-inflamatórios não hormonais) porque, independentemente de quem o fabrique e da substância, são uma "bomba" para o estômago, rins, etc.
Espero que meus comentários sejam úteis. Se alguém souber de mais alguma terapêutica, se manifeste, pois, afinal de contas, pertencemos ao grupo dos, desculpem os moralistas o termo, "bundas
doloridas".
Finalmente, senhor moderador, não seja tão radical em sua censura.
Boa sorte para todos (sem dor, é claro).
Humberto.

Bruno Moreira Campos disse...

Humberto,

Obrigado pelo comentário mas não percebi a insinuação de 'censura' ou 'radicalismo'? Não é aqui com certeza que viu ou vai ver esses predicados.

Amarante Geoatelier disse...

Dr. Li vários depoimentos deste blog, para não roubar o seu precioso tempo com uma pergunta recorrente, mas não encontrei nenhum caso parecido com o meu. Sinto dor no coxis somente de manhã ao me levantar e apenas depois de durmir de bruço (barriga para baixo)e a cabeça apoiada em um dos braços. No decorrer do dia a dor vai desaparecendo. A alguns anos começou quase imperceptível mas aos poucos está aumentando. Tenho 50 anos, meu colchão é novo, sou magro e minha coluna, no geral, está ótima, segundo o último raio x. Meu trabalho não é repetitivo, como só ficar sentado, ou só esforços físicos e presto bastante atenção quanto á posturas corretas. Irônicamente esta dor está me pegando enquanto durmo.O que fazer? Grato.

Bruno Moreira Campos disse...

Amarante, pode ter uma curvatura aumentada na charneira lombo-sagrada/ sacro-coccígea que se manifesta nessa posição por stress músculo-ligamentar. Durma de lado com almofada entre as pernas. Se os sintomas aumentarem ou permanecerem consulte um terapeuta.

Anónimo disse...

bom quando eu era criança eu levei dois chutes nessa região do caccix.e depois disso eu sentia de vez enqundo algumas dores nessa parte.ja tenho 16 anos e agora parece que essas dores ficarão mais constantes,seu deito eu nao consegui me levantar,sinto muita dor e trava minhas costas nesse região,se eu me viro na cama tbm sinto muita dor e é uma aguda as vzs qnd eu ando eu fico travada nao consigo nem se quer me mexer por causa das dores.gostaria de saber o eu posso fazer ,ou algum medico q eu possa ir por recomendação.

Amarildo Martins disse...

Dr. Bruno, Boa noite! Em Março de 2012, eu percebi esta dor mais acentuada na região cocxix, fui ao hospital e fui internado para fazer uma drenagem de pús ( Inflamação).
Voltei para casa muito bem e depois de 03 meses, a dor voltou e de novo com a erupção na região e novamente tive que fazer a drenagem com processo cirúrgico, só lembrando, foi diagnosticado como cisto pelonidal. Passaram-se mais 04 meses e esta semana, esta surgindo novamente esta dor bem na região do cocxix.
Gostaria de saber se tem alguma cirurgia para corrigir esta falha e acabar com este incomodo? Quais os procedimentos que devo tomar? Estou no estado do Pará, em Carajás e os recursos aqui são escassos, o sr. pode me orientar algum especialista em Belo Horizonte/ MG?

Muito obrigado.

Amarildo

Bruno Moreira Campos disse...

Amarildo, estou em Portugal. Não conheço nenhum especialista no Brasil. Tem que consultar um cirurgião de pequena cirurgia para retirar o sinus pilonidal. É uma cirurgia em ambulatório. As melhoras.

Anónimo disse...

Olá, Bruno!

Meu comentário não teve nada a ver com seu blog. O problema é que eu já estou de saco cheio de emitir comentários numa porção de blogs e os idiotas, proprietários dos mesmos, só publicam comentários do tipo "vaselina", ou seja, não se pode contrariar seus pontos de vista econômicos ou pessoais.
Ora, bolas, se o indivíduo só quer ouvir aquilo que lhe agrada, então, não coloque blogs na internet, ou, ainda, diga que não aceita comentários. Tudo bem.
Mas, vamos ao que interessa.
No dia 5 de dezembro último falei a respeito de minha odisséia com esta .... da coccidinia.
Pois bem. Há uns nove atrás, um conhecido meu, personal trainer, me disse que o melhor exercício para o bum-bum era o seguinte:

- Deitado, em decúbito dorsal, você se apoia nos calcanhares e nos cotovelos, com o antebraço em ângulo reto (ou, se não conseguir, se apoie nos ombros), e levante as costas, as nádegas e as pernas, de uma só vez, de maneira a formar um arco, e se mantenha nessa posição com tudo contraído até não poder mais. Enquanto você está nessa posição, vá inspirando e expirando normalmente, e vá contando de um até dez, quinze, ou o que você puder. Repita isto diariamente pela manhã, ao acordar, e a cada semana vá aumentando o tempo que você consegue ficar naquela posição.
Com o "exercício do gato", que eu expliquei anteriormente no dia 5/12, melhorei um pouco, porém, agora que passei a fazer esse novo exercício, a melhora tem sido considerável. Já estou aguentando a curtir meu expediente sentado.
Boa sorte, FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO para todos os "bundas doloridas", como eu.


Bruno Moreira Campos disse...

Olá. Parece-me um bom conselho e exercício.

Bom Natal e Bom Ano Novo.

Abraço

Anónimo disse...

Boa tarde Dr Bruno

Tenho 30 anos e fui diagnosticada com escoliose em S e estava com o nervo ciatico inflamado, o médico me passou sessões de RPG e assim eu fiz e tbem entrei no pilates.
Agora mais recentemento comecei a sentir essas dores horríveis no coccix, trabalho sentada e chego a sentir minhas pernas formigando de dor, comprei uma almofada de agua e queria saber qual a temperatura ideal da agua.
Pensei tbem em comprar um massageador pois fiz uma massagem, e gostei mtu, qual a sua opinião?
Queria pedir tbem algum remédio para aliviar a dor mais rapido pq ta dificil de aguentar.
Obrigada e aguardo ansiosa uma resposta

Bruno Moreira Campos disse...

Bom dia,

Em 1º lugar tem de se perceber como, quando, porquê e que sintomas são esses nas pernas.

2º,a massagem não terá contra-indicação à partida, por isso, faz-lhe bem. Se quer fazer calor deve sentir isso mesmo, calor, não a escaldar.

Em relação a medicamentos, terá de falar com o seu médico.

As melhoras.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Bom dia Dr Bruno, desde 2012 que estou com dores no cóccyx, não tive nenhuma queda, o ortopedista que me atendeu orientou fazer fisioterapia, fiz 60 sessões e não adiantou. Tomei vários antiflamatórios e Tilex para dor mas nada resolveu. Em novembro de 2012 fiz uma infiltração com cortizona mas fiquei livre da dor apenas por 20 dias + ou -. Atualmente as dores pioraram muito. tanto para sentar como para me levantar. Fui a um especialista em coluna que me recomendou fazer cirurgia para retirar o cóccyx, eu já tinha ouvido a opinião de um outro especialista que é totalmente contra esta cirurgia. Estou deprimida e sem saber como agir. O que devo fazer?
Muito Obrigada.
Aleksandra

Anónimo disse...

Bom dia doutor, bom a 5 anos atras quando estava de resguardo da minha primeira filha levei uma queda e machuquei a região do cóccix, na época sentia muitas dores e procurei um medico o mesmo viu o raio x e disse que nao tinha nenhuma fratura e que eu devia diminuir o peso somente. Bom faz 1 semana que estou sentindo muitas dores na região do cóccix principalmente ao sentar e levantar o que devo fazer.?

Anónimo disse...

Ola,tem 2 dias que estou sentindo essa dor na regiao do coccix,estava fazendo servisos domesticos quando a dor começou,ja fiz 5 anos de musculaçao,agora faço dança samba e trabalho em serviços domesticos,o que poderia ser a causa?tem exercicios que posso fazer para melhorar essa dor,pois trabalho muito e nao posso parar agora e trabalho muito rapido,pois aqui se trabalha por hora,desde ja agradeço a resposta,um abraço.

Suzana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Estou lendo suas materias e acho q pode me ajudar... em maio de 2011 passei por uma cirurgia de aneurisma e depois da internação comecei a sentir dores no osso do bumbum, isso tem se agravado nos ultimos tempos. Agora no final do dia de trabalho sentada sinto muita dor no bumbum e desse para as pernas. Isso pode ser por causa de anestesia? O que eu faço?

Jenniffer disse...

Boa tarde, Dr Bruno.
No 6º mês de gravidez comecei a sentir dores muito forte no Coccix..Meu bebê nasceu prematuro de 7 meses completo e ainda continuo com essas dores intensas. O que pode ter acontecido? O porque de ainda continuar com essa dor?

Bruno Moreira Campos disse...

Jennifer,

o parto como a gravidez provocam alterações nos tecidos da bacia e coluna lombar. As inflamações provocadas por essas alterações podem persistir mas o melhor é consultar o seu médico.

Situação Familiar disse...

Bom dia doutor esse post me ajudou mas gostaria de ter mai detalhes sobre essa dor. hoje dia 18 de maio faz 1 semana que cai de patins e foi uma pancada bastante forte, que sinto muita dor na região,pode se dizer um pouquinho abaixo do rego, estou confusa pois não sei se é no osso,ou em outra região dessa parte,e doí muito quando me sento,e doí mais ainda quando me levanto,para conseguir se levantar tenho que apertar essa região com os dedos que consigo ficar de pé.agradeço

Bruno Moreira Campos disse...

Boa tarde,

É difícil dizer o que pode ser sem ver. Pode ser apenas magoado ou ter feito uma fractura/ luxação. Talvez seja melhor consultar um especialista

Anónimo disse...

olá doutor bom dia!bem tive uma crise do ciático ,fiquei dois meses sem andar tomei muitos remédios,injeções,e ainda estou tomando.porem já estou bem melhor,mas vinha sentindo uma dorzinha nas nádegas como se tivesse caroços ,e quando fui olhar no espelho minhas nádegas estão todas manchadas de roxo
e duras essas manchas e estou mto peocupada .gostaria muito que me ajudasse.desde já fico muito agradecida.

Bruno Moreira Campos disse...

Provavelmente são lesões por ter estado muito tempo sentada ou na cama...mostre ao seu médico.

Roberto skyline disse...

Dr° me chamo Marilza peço por favor uma ajuda, estou com muita dor na região do coccix, o que posso tomar? que medico devo procurar?

pois a dor já está em-radiando para o pescoço e todo lado direito.

Anónimo disse...

Olá, eu também estou com essas dores, e queria saber a forma mais prática e fácil de resolver, o que costumo fazer é isso:
Fico sentado normalmente por umas 4 horas, em uma cadeira meio macia, no domingo passado, comecei a sentir essas dores, e estão até agora... não reparei se aumentou, até quando eu chego a tossir doi, queria saber um jeito rápido de resolver isso, tenho apenas 13 anos e toda semana faço algumas atividades físicas, e a cadeira do colégio é dura, o que não ajuda muito.
Obrigado.

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 221   Mais recente› Mais recente»

Para pré-marcações ou ouras questões use este formulário

Nome

E-mail *

Mensagem *